Poucos dias depois da queda do TrickBot, os pesquisadores da Netscout descobriram uma nova variante Linux. Há poucos dias, pesquisadores anunciaram um esforço coordenado para derrubar a infraestrutura de comando e controle do infame botnet TrickBot.
A Microsoft revelou que os operadores tentaram retomar as operações. A empresa derrubou 58 dos 59 servidores que tentaram colocar online após a queda recente.
Operadores do TrickBot empregam variante Linux em ataques
De acordo com a empresa de segurança Netscout, os operadores do TrickBot começaram a usar uma nova variante Linux de seu malware em uma tentativa de expandir a lista de seus alvos. O TrickBot é um trojan bancário que existe desde outubro de 2016 e seus autores o atualizam continuamente com a implementação de novos recursos.

O pesquisador de segurança Waylon Grange identificou pela primeira vez a nova variante Linux em julho e a chamou de “Anchor_Linux“. Grange explicou:
Os atores por trás do Trickbot, um trojan bancário de alto nível, desenvolveram recentemente uma porta Linux de seu novo comando DNS e ferramenta de controle conhecida como Anchor_DNS.
Geralmente entregue como parte de um zip, esse malware é um backdoor leve do Linux. Após a execução, ele se instala como um cron job, determina o IP público para o host e, em seguida, começa a transmitir por meio de consultas DNS para seu servidor C2.
O relatório conclui:
A complexidade da comunicação […] e as cargas úteis que o bot pode executar refletem não apenas uma parte das capacidades consideráveis dos atores do Trickbot, mas também sua capacidade de inovar constantemente, como evidenciado por sua mudança para o Linux. É importante notar que os operadores do Trickbot não são os únicos a perceber o valor de direcionar para outros sistemas operacionais.
Fonte: Security Affairs
https://sempreupdate.com.br/malware-gravityrat-agora-tambem-tem-como-alvo-android-e-macos/
https://sempreupdate.com.br/nova-variante-do-valak-entra-na-lista-mensal-de-malwares-da-check-point-pela-primeira-vez/
https://sempreupdate.com.br/gangues-de-malware-adoram-ferramentas-de-hacking-de-codigo-aberto/
https://sempreupdate.com.br/malware-de-mineracao-de-criptomoeda-adiciona-capacidade-de-roubar-senhas-linux/