A Oracle continua mantendo o Solaris 11.4 com atualizações mensais de lançamento estável. Porém, até o presente momento, ainda não há sinal público de nada além do 11.4 para este sistema operacional que já foi um grande sucesso durante os tempos da Sun Microsystems. No entanto, o lançamento do SRU30 11.4 desta semana, o que podemos observar é que há muitas atualizações de pacote. Portanto, o Oracle Solaris 11.4 SRU30 é a maior atualização recente do sistema operacional.
A Oracle lançou na semana passada o Solaris 11.4 Stable Release Update 30, quase três anos desde o lançamento do Solaris 11.4. Existem várias atualizações de pacote importantes com o novo Solaris 11.4 SRU30, incluindo:
- Python 3.9;
- Perl 5.32;
- GNU Debugger 10.1;
- LLVM Clang 11.0;
- OpenSSH 8.2;
- e muitas outras atualizações de pacote.
Além disso, o Solaris 11.4 SRU30 também inclui a atualização de muitos dos componentes da área de trabalho GNOME em relação às versões 3.36 e 3.38. Por outro lado, existem muitas outras atualizações de pacote que também chegaram com foco principal na segurança.
Oracle Solaris 11.4 SRU30 é a maior atualização recente do sistema
Além da abundância de pacotes atualizados com Solaris 11.4 SRU30, também houve um pouco de trabalho em cima de recursos. Uma adição ao SRU30 que vale a pena mencionar é o suporte para Intel User Mode Instruction Prevention. O UMIP finalmente ganha um suporte em relação ao Solaris.
A prevenção de instruções do modo de usuário é encontrada em CPUs Intel desde Cannon Lake e ainda em relação a AMD no tamanho Zen 2. Assim, o UMIP impede a execução de certas instruções quando acima do nível de anel zero. O UMIP tem como objetivo evitar ataques de escalada e fornecer outras proteções de segurança.
A longa lista de atualizações de pacotes e outras alterações do Solaris 11.4 SRU30 pode ser encontrada no blog da Oracle.