Recentemente foi apresentada a nova versão do navegador web Pale Moon “28.9.0”, versão que seus desenvolvedores destacam como importante porque muitas mudanças estão incluídas. Da mesma forma, ele vem com novos recursos.
Para aqueles que não estão familiarizados com o Pale Moon, devem saber que este é um navegador de código aberto, baseado no Goanna. Ele é construído inteiramente a partir de sua própria fonte independente que foi extraída do código Mozilla Firefox há vários anos.
O navegador concentra-se na eficiência e facilidade de uso, selecionando cuidadosamente os recursos e otimizações para melhorar a estabilidade e a experiência do usuário. Ele oferece personalização completa e uma crescente coleção de extensões e temas.
O Pale Moon visa a fornecer estreita aderência aos padrões e especificações oficiais da web em sua implementação (com um compromisso mínimo) e exclui deliberadamente vários recursos para alcançar um bom equilíbrio entre uso geral, desempenho e avanços técnicos em Web.
O que há de novo no Pale Moon 28.9.0?
Esta nova versão do navegador chega com algumas novidades, das quais a maioria está focada nos elementos de reprodução do navegador.
Um desses novos elementos é a capacidade de reproduzir elementos de mídia html a uma velocidade de 1,25x.
Outra das mudanças que se destacam nesta nova versão é o suporte a iteradores assíncronos (wait iterator.next () e waitit), bem como a inclusão de funções não padrão para criar estilos por meio do objeto CSSStyleSheet ().
Também é mencionado que o item de diálogo HTML5 está desativado por padrão e requer a configuração dom.dialog_element.enabled = true.
No Pale Moon 28.9.0, é possível ocultar opcionalmente as guias ancoradas nos painéis CtrlTab/AllTab (ativadas pelas configurações de browser.ctrlTab.hidePinnedTabs e browser.allTabs.hidePinnedTabs).
E uma configuração oculta (browser.places.smartBookmarks.max) também está incluída para limitar o tamanho das categorias nos marcadores inteligentes.
Correções
Os desenvolvedores trabalharam para executar várias limpezas de código em toda a árvore e, assim, removeram vários códigos de suporte do Android e iOS , corrigidos problemas com elementos de formulário que às vezes eram desativados incorretamente e corrigiu várias falhas no navegador.
Resolve um problema com a detecção de portal cativo que às vezes é acionado mesmo quando desativado pelo usuário.
Foi removida uma otimização potencialmente perigosa e ineficaz do mecanismo JavaScript e um comportamento indesejado corrigido em que os pop-ups criados podiam cobrir a notificação em tela cheia do DOM, ocultando-a dos usuários (CVE-2020-6810).
Se você quiser conhecer a lista completa de alterações incluídas nesta nova versão, verifique os detalhes no link a seguir.
Como instalar o navegador Pale Moon 28.9.0 no Ubuntu e derivados?
Para aqueles que desejam instalar esse navegador na distribuição, eles devem abrir apenas um terminal no sistema e digitar qualquer um dos seguintes comandos.
O navegador possui repositórios para cada versão do Ubuntu que ainda possui suporte atual. Portanto, os usuários da versão mais recente do Ubuntu 19.10, devem abrir um terminal (Ctrl + Alt + T) e nele digitar o seguinte:
No caso de ter no Ubuntu 18.04 LTS:
Por fim, para quem é usuário do Ubuntu 16.04 LTS, executa os seguintes comandos no terminal: