O driver Panfrost de código aberto para GPUs do Mali agora atingiu a conformidade oficial com o Mali-G52 para OpenGL ES 3.1. Na verdade, isso já era previsto na lista de usuários do Khronos. Este marco importante é um passo à frente para o driver de código aberto, já que agora certifica o Panfrost para uso em produtos comerciais contendo Mali G52 e abre caminho para novas submissões de conformidade em outras GPUs do Mali.
A conformidade requer a aprovação de dezenas de milhares de testes de integração OpenGL em uma única execução. Durante o verão, escrevemos centenas de patches para corrigir testes com falha. Embora nenhuma quantidade de teste possa garantir a ausência de bugs, a aprovação em conformidade nos aproxima.
Panfrost obtém conformidade com OpenGL ES 3.1 no Mali-G52
Para garantir que permaneçamos em conformidade, atualizamos nossa infraestrutura de integração contínua para executar mais testes antes de cada fusão. Idealmente, poderíamos executar novamente o pacote de conformidade completo para cada confirmação, mas isso é inviável quando uma única execução leva 11 horas em hardware comercial. No entanto, com vários dispositivos, configurações de teste ajustadas e multithreading, podemos executar 99,5% dos testes em nosso orçamento de pré-fusão de 10 minutos. Isso garante um alto grau de confiança de que o Panfrost só se torna mais estável a cada versão, sem regressões. Gostaria de estender um caloroso agradecimento a Emma Anholt por desenvolver a infraestrutura necessária para este feito, disse Alyssa Rosenzweig em uma postagem no blog da Collabora.
Outras GPUs de Mali com suporte se beneficiam das correções de código comum. O Mali-G31 e o Mali-G72 usam a mesma arquitetura do Mali-G52, portanto, devem funcionar bem com o Panfrost. As GPUs Mali-T860 e mais antigas ainda não estão em conformidade, mas ainda se beneficiam das melhorias na qualidade e estabilidade do driver.
A maioria das correções de bugs foram feitas backport para Mesa 21.2, então atualize seu Mesa e desfrute de um driver mais estável!
Portanto, podemos esperar melhorias significativas em relação a este recurso depois deste grande apoio da Collabora.
O que é OpenGL ES
OpenGL para sistemas embarcados (OpenGL ES ou GLES) é um subconjunto da interface de programação de aplicativo (API) de renderização de gráficos de computador OpenGL para renderizar gráficos de computador 2D e 3D, como aqueles usados por videogames, normalmente acelerados por hardware usando um gráfico unidade de processamento (GPU). É projetado para sistemas embarcados como smartphones , tablets , consoles de videogame e PDAs. OpenGL ES é a “API de gráficos 3D mais amplamente implantada da história”.
A API é multi-linguagem e multiplataforma. As bibliotecas GLUT e GLU não estão disponíveis para OpenGL ES. OpenGL ES é administrado pelo consórcio de tecnologia sem fins lucrativos Khronos Group. Vulkan , uma API de próxima geração da Khronos, é feita para drivers de alto desempenho mais simples para dispositivos móveis e desktop