A empresa Fortune Business Insights fez uma publicação de um relatório no qual espera que o tamanho do mercado global para Linux alcance 15,64 bilhões até o final de 2027. As estimativas mostram uma taxa de crescimento médio anual de 19, 2% durante o período de previsão, entre 2020 e 2027.
De acordo com dados da NetMarcketShare, o Linux experimentou dois picos de crescimento significativos em relação ao ano passado. A primeira vez em abril, que elevou sua participação de mercado para 2,87%. A segunda vez em julho, quando sua participação no mercado de sistemas operacionais para desktop subiu para 3,61%.
A Fortune Business Insights diz que esse crescimento continuará ao longo do tempo, especialmente nos próximos sete anos, quando a participação do Linux no desktop chegará a 19,2%.
A empresa acredita que o aumento das aplicações de produtos em diferentes setores industriais é um fator chave no crescimento do mercado. Portanto, a crescente adoção de plataformas em nuvem em sistemas operacionais baseados em Linux permitirá aplicativos em vários setores.
Participação de mercado do Linux pode crescer 19,2% até 2027

A facilidade de disponibilidade de plataformas em nuvem, bem como de código-fonte aberto na Internet, promoverá o crescimento do mercado geral nos próximos anos. Além disso, empresas de saúde, manufatura, TI e telecomunicações, entre outras, estão atualmente se concentrando na substituição de servidores e equipamentos existentes. A troca é por servidores Linux avançados. Isso ajuda as organizações a tirar proveito dos recursos desse sistema operacional, como segurança avançada e capacidade de armazenamento de dados.
Existe também a confiabilidade e a velocidade do sistema. Com o aumento no número de servidores e data centers, o crescimento do mercado para esses sistemas deve acelerar durante o período de previsão.
Outro fator é que o mercado geral de sistemas operacionais Linux cresça a uma forte CAGR (taxa composta de crescimento anual) durante o período. O crescimento do mercado Linux é impulsionado pela crescente demanda baseada em nuvem nos setores de saúde, tecnologia da informação e telecomunicações.
Linux para combater efeitos da pandemia
A pandemia Covid-19 representa um desafio excepcional para tecnologias e aplicativos de back-end. No entanto, o Linux está desempenhando um papel dinâmico nos esforços para mitigar a disseminação da Covid-19.
Muitos projetos de código aberto apoiam serviços de saúde, desenvolvedores de software, cientistas e inovadores em muitos países para aliviar algumas das dificuldades associadas a esta pandemia. O Linux incorporado tem sido usado em dispositivos de imagem térmica, como o FluSense baseado em Raspberry Pi e o dispositivo Health Cam da Kogniz. Isso possibilitou controlar a temperatura, detectar uma tosse e analisar os dados para monitorar os sintomas do coronavírus.
Finalmente, a empresa acredita que com o aumento do investimento em termos de estratégias de negócios como lançamento de produtos, expansão de negócios, fusões, aquisições etc o crescimento do mercado deverá crescer a um valor substancial durante o período de previsão.
Fatores observados
O relatório do estudo cobre vários fatores que contribuíram para o crescimento do mercado Linux nos últimos anos. Entre eles, o número crescente de fusões e aquisições de empresas teve o maior impacto no crescimento do mercado.
Paralelamente, espera-se que o número crescente de startups oferecendo sistemas operacionais e serviços Linux e a crescente adoção de máquinas virtuais aumentem o tamanho do mercado.
Além disso, a presença de várias grandes empresas operando em todo o mundo será um bom presságio para o crescimento do mercado nos próximos anos. Além disso, o crescente investimento na adoção de aplicativos em nuvem derivados do sistema operacional Linux também contribuirá para a crescente demanda pelo produto em todo o mundo.
Da mesma forma, a utilização do sistema operacional por grandes empresas como o Facebook criará diversas oportunidades de crescimento de mercado. O relatório citou algumas das principais empresas que operam no mercado de sistema operacional Linux, incluindo Arch Linux, Amazon Web Services, Canonical, ClearCenter, Debian, Elementary, IBM etc.
https://sempreupdate.com.br/participacao-de-mercado-de-desktops-linux-alcancou-o-maximo-historico-em-junho/