Participação Steam no Linux cai para 1% em março

Steam Deck não acelera desenvolvimento de código para kernel Linux
steam deck

Não houve uma orientação clara da Valve se as unidades do Steam Deck participarão da pesquisa Steam Survey que mostra mês a mês o desempenho da participação de mercado nos mais diversos hardwares, distribuições, processadores, entre outros itens. No entanto, de acordo com a última pesquisa, parece que o Stteam Deck não contabilizou nada. Isso porque a participação de mercado do Steam no Linux caiu em março. A Valve publicou na última semana os resultados da Steam Survey para março de 2022 e mostra a participação de mercado do Linux caindo para 1,00%, uma queda de 0,02% em relação ao mês anterior. Portanto, a participação Steam no Linux cai para 1% em março.

O Steam realiza uma pesquisa mensal para descobrir os componentes (hardware) e programas (softwares) mais usados pelos nossos usuários. A participação na pesquisa é voluntária e anônima. Os dados coletados nos ajudam a tomar decisões sobre quais tecnologias devemos investir e produtos oferecer.

Ubuntu 20.04 LTS seguido por Manjaro Linux e Arch Linux foram as distribuições mais populares. A Valve ainda está aumentando os envios do Steam Deck desde que começou esse processo há pouco tempo, mais precisamente em fevereiro. No entanto, até o presente momento, isso não causou qualquer impacto positivo nas medições do Steam Survey.

Participação Steam no Linux cai para 1% em março

Participação Steam no Linux cai para 1% em março

Enquanto isso, no ano passado, em março de 2020, o Steam no Linux estava em 0,85%. Então pelo menos ainda está em alta a partir desse ponto e especialmente considerando cada crescente base de usuários do Steam em números absolutos.

O Windows 10 de 64 bits tem a liderança disparada, 74.69%. Em seguida surge o Windows 11, com 16.84% e o já descontinuado Windows 7, com incríveis 4.14%. No geral, o Windows domina com nada menos que 96.57% do mercado. Em seguida aparece o MacOS da Apple, com apenas 2.43%.

Em relação aos processadores, a Intel também lidera com muita folga, ficando com 69.32% do mercado. A AMD teve uma leve queda nos últimos meses e ficou com participação de 30.66%.

A pesquisa mostra ainda que as línguas mais usadas pelos jogadores são Inglês (36.11% ), Chinês simplificado (26.23%), Russo (9.67%), Espanhol (5.15%) e Português (3.46%). Dessas, apenas o inglês apresentou crescimento.

Quem quiser conhecer todos os números em detalhes deve acessar a página do Steam Survey em SteamPowered.com. Lá é possível encontrar dados atualizados mês a mês.