Durante o ano passado, tivemos uma boa quantidade de trabalho para habilitar o suporte para vários dispositivos Aquacomputer no Linux. O fornecedor de peças alemão é especializado em várias soluções de resfriamento de PC e outros acessórios de resfriamento que podem ser monitorados e gerenciados no Linux graças a este trabalho de driver de código aberto. Então, agora, novos patches do Linux vão habilitar o Aquacomputer Aquaero.
O trabalho de suporte do Aquacomputer Linux começou há um ano, quando um novo driver foi adicionado (aquacomputer_d5next) para habilitar a bomba de resfriamento de água da empresa para gerenciamento no Linux. Esse driver foi atualizado no Linux 5.15 e desde que vários outros produtos Aquacomputer viram o suporte do Linux adicionado a esse produto.
Patches do Linux vão habilitar o Aquacomputer Aquaero
Alguns dos outros dispositivos Aquacomputer com suporte para Linux incluíram seu controlador de ventoinha OCTO, controlador de ventoinha Quadro, controlador Farbwerk RGB e High Flow Next.
Os patches do Linux já foram publicados para oferecer suporte aos controladores de ventilador Aquacomputer Aquaero 5 e Aquaero 6. Esses controladores de ventoinha baseados em USB são bastante avançados e até têm um display LCD, controle remoto IR e outros recursos bacanas, se você realmente deseja gerenciar meticulosamente o resfriamento a ar do seu sistema.
Os patches do Linux adicionam suporte aos sensores Aquaero ao driver aquacomputer_d5next existente. Os patches expõem os quatro ventiladores, oito sensores físicos de temperatura, oito sensores virtuais de temperatura e dois sensores de fluxo.
O suporte real ao controle do ventilador está planejado para um patch(es) de acompanhamento com este suporte inicial sendo focado no monitoramento do sensor para este driver HWMON. O novo kernel Linux 6.1 que acaba de sair com sua versão LTS possui este tipo de suporte.