Miguel Ojeda, que liderou o trabalho de suporte à infraestrutura da linguagem de programação Rust para o kernel Linux, postou hoje a décima versão desses patches. São esses patches do Rust v10 que devem ser implementados na próxima semana para a janela de mesclagem do kernel Linux 6.1.
O suporte Rust v10 para o kernel Linux consiste em 27 patches e totalizando 12,5k linhas de novo código. Esses patches incluem a adição de várias criações do Rust para o desenvolvimento do kernel, vários auxiliares C e outras infraestruturas de integração. Há também algum código de exemplo/amostra inicial de Rust para uso no kernel e habilitação de suporte Rust para compilações de kernel x86/x86_64.
Esta é uma série de patches Rust menor em comparação com a anterior e destinada a um upstreaming mais fácil. Uma vez que este trabalho tenha sido implementado, habilitar o suporte Rust para mais subsistemas do kernel e os primeiros drivers Rust podem então prosseguir e através de seus processos de mainlining.
Patches Rust v10 saem antes da fusão esperada com o Linux 6.1
O desenvolvedor Linus Torvalds indicou que deseja mesclar o código Rust inicial para o Linux 6.1 com a janela de mesclagem aberta na próxima semana ou na semana seguinte. Tudo irá depender de como os dias finais do desenvolvimento do Linux 6.0 se desenrolam.
Os patches Rust v10 de hoje também indicam que esta é provavelmente a última versão desses patches antes do mainlining que existem apenas alterações mínimas/triviais sobre os patches anteriores da v9 e esta v10 é “destinada à v6.1…A maior parte do código já existe no linux-next há alguns meses. Em particular, a v9 está há 7 semanas lá.”
O suporte atual do Rust para o kernel Linux é atribuído como:
O suporte Rust ainda deve ser considerado experimental. No entanto, o suporte é bom o suficiente para que os desenvolvedores do kernel possam começar a trabalhar nas abstrações do Rust para subsistemas e escrever drivers e outros módulos.
Salvo surpresas de última hora, esse suporte inicial e opcional ao Rust será lançado com o Linux 6.1.