Patente de faróis infravermelhos pode dar super visão ao Apple Car

O Apple Car poderia ver três vezes mais longe à noite usando faróis infravermelhos. Patente realizada pela Apple pode colocar isso adiante.

patente-de-farois-infravermelhos-pode-dar-super-visao-ao-apple-car
Imagem: Reprodução | 9to5Mac

Faróis infravermelhos podem permitir que um sistema de direção autônomo de um carro da Apple “veja” três vezes mais longe à noite do que um motorista humano. Uma super visão noturna, sem infringir nenhuma lei.

patente-de-farois-infravermelhos-pode-dar-super-visao-ao-apple-car
Imagem: Currentev

Patente de faróis infravermelho da Apple

A Apple obteve ontem uma patente para o sistema de visão noturna que combina sensores de luz visível, infravermelho próximo (NIR) e infravermelho de onda longa (LWIR) para uma visão abrangente do que está por vir. Esta patente explica que os carros autônomos têm as mesmas limitações que os motoristas humanos quando se trata de enxergar à noite, citando o alcance típico dos faróis dos carros de 60 metros.

A empresa explica que “ambientes noturnos ou com pouca luz apresentam desafios para os sistemas de controle automatizado de veículos. Por exemplo, o nível de iluminação fornecido pelos faróis de um veículo à noite pode ser limitado por leis ou regulamentos, o que pode, por sua vez, limitar o alcance efetivo de um sensor de espectro visível (por exemplo, uma câmera) usado para detectar objetos dentro ou perto do caminho do veículo”.

Alcance limitado dos faróis de luzes

A Apple destaca que “ter um alcance efetivo limitado (por exemplo, cerca de 60 metros) para detectar e/ou classificar objetos pode reduzir a segurança e/ou reduzir a velocidade na qual o veículo pode se deslocar com segurança”. Assim, a ideia da empresa com essa patente, é aumentar a visibilidade noturna de carros autônomos. No entanto, respeitando a legislação.

Assim, nesse sentido, a Apple observa que a lei que limita a potência dos faróis se aplica apenas à luz visível, então os infravermelhos podem ser mais potentes.

Uma combinação de várias tecnologias de sensoriamento de imagem complementares pode ser empregada para enfrentar os desafios da detecção e classificação de objetos noturnos ou de ambientes com pouca luz. Por exemplo, pode haver menos restrições ou nenhuma restrição no nível de iluminação de um iluminador infravermelho próximo montado em um veículo. Um sensor de infravermelho próximo com um iluminador de infravermelho próximo pode ser configurado para capturar informações de imagem de alta resolução sobre objetos dentro ou perto de um caminho do veículo a uma distância significativamente maior (por exemplo, 200 metros) do veículo. Isso pode permitir a detecção e classificação antecipada de objetos conforme o veículo se move e melhorar a segurança e/ou a velocidade máxima. Iluminadores infravermelhos próximos podem projetar luz infravermelha em um campo de visão relativamente estreito (por exemplo, um cone de 30 graus). 

A patente observa que a luz visível fornece a resolução mais alta; infravermelho próximo fornece o maior alcance; e o infravermelho de ondas longas fornece o mais amplo campo de visão. Combinar as informações dos três daria ao carro o melhor modelo possível do que está à sua frente e ao redor à noite.

A Apple e o Apple Car

Os planos da Apple para carros ainda não estão claros, embora se a empresa pretende vender um veículo completo, um fabricante existente avisou a empresa que ele precisará estar pronto para fornecer 40 anos de suporte.

A Apple geralmente declara os produtos obsoletos cinco a sete anos após sua descontinuação, ponto em que nenhuma outra peça ou serviço de reparo é oferecido. Então, não se sabe se a empresa levará esse projeto adiante.

Com informações de: 9to5Mac