Patente Samsung visa eliminar os resíduos de impressão digital deixados na tela

Imagem com dois celulares mostrando a patente da Samsung com impressão digital

O desbloqueio de smartphones via impressão digital facilitou a vida para muitas pessoas que não gostam, sobretudo, de digitar senhas a cada desbloqueio. A verdade é que os sensores de impressão digital são super convenientes, mas, acabamos deixando resíduos de impressão digital na tela dos aparelhos. No entanto, a Samsung pode resolver isso em breve!

Resíduos de impressão digital deixados na tela serão eliminados por patente da Samsung

Graças à colaboração do Online Solitaire com David (@xleaks7), tivemos acesso a uma patente da Samsung explicando a moderna tecnologia antirroubo de impressão digital.

Esta patente introduz um sistema projetado para evitar o roubo de dados sensíveis de impressão digital deixados para trás em dispositivos com telas cheias.

Notificações sobre resíduos de impressões digitais deixados em telas de smartphones Samsung
Imagem: Online Solitaire


Com a evolução dos smartphones e outros dispositivos para designs de tela inteira e sem moldura, o reconhecimento de impressão digital está cada vez mais integrado diretamente à tela.

Com base em documentos de patentes anteriores, poderemos ver em breve smartphones com sensores de impressão digital cobrindo toda a tela. Embora isso seja incrivelmente conveniente, apresenta um risco de segurança único: resíduos de impressões digitais.

A cada desbloqueio do nosso dispositivo, deixamos rastros de nossa impressão digital na tela. Infelizmente, invasores podem usar esses rastros para falsificar ou roubar nossos dados biométricos. Esta patente descoberta, aborda esse problema introduzindo um sistema que monitora e protege ativamente contra roubo de impressões digitais por meio de resíduos de impressões digitais deixados na tela.

Dispositivos de RA ajudam a identificar impressões digitais deixadas na tela
Imagem: Online Solitaire

Como funciona?

A tecnologia patenteada aumenta a segurança da impressão digital ao integrar um dispositivo eletrônico com realidade aumentada (RA). Ele detecta resíduos de impressão digital em uma tela usando um sensor integrado e, em seguida, conecta-se sem fio a óculos de RA.

O dispositivo de RA captura e analisa os resíduos de impressão digital, fazendo referência cruzada com dados armazenados para avaliar sua autenticidade. Se o resíduo for considerado uma ameaça à segurança, o sistema alerta o usuário por meio do dispositivo de RA, sugerindo ações como limpar a tela ou ajustar as configurações de segurança para evitar possíveis violações.

Ao proteger os usuários contra o possível roubo de seus dados biométricos, essa tecnologia aumenta a privacidade e impede que agentes mal-intencionados acessem informações confidenciais. Assim, os usuários não precisam se preocupar em limparem suas telas a cada desbloqueio do dispositivo.

Via: Online Solitaire

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile