Pedido de fusão do KDE KWin aberto para buffering triplo dinâmico

KDE acelera em até 80% forma como encontra pontos de montagem
KDE Plasma Wayland tem novas correções importantes e melhorias contínuas para o Plasma 6

Pedido de fusão do KDE KWin aberto para buffering triplo dinâmico. Semelhante ao buffer triplo dinâmico do GNOME há muito trabalho quando os gráficos (mais comumente integrados) ficam atrasados na renderização da área de trabalho, uma solicitação de mesclagem para o compositor KWin do KDE também viu trabalho semelhante nesta área para ajudar a iGPU a recuperar o atraso na renderização por meio de uma implementação de “buffer triplo”.

O desenvolvedor do KWin, Xaver Hugl, abriu um pedido de fusão durante a noite que, na verdade. É um buffer triplo dinâmico semelhante ao que a Canonical/Ubuntu trabalhou nos últimos anos para o GNOME. Xaver explicou nesse pull request:

“Quando leva mais de um ciclo de atualização para renderizar um quadro, o que não é inédito com GPUs integradas fracas, o KWin começa a compor imediatamente e podemos ou não atingir o prazo de vblank. Se se perder, o buffer leva um ciclo de atualização inteiro da tela para se usar, o que significa que a taxa de atualização cai para metade do que deveria ser – resultando em uma aparência menos suave e maior latência.

Com este MR, o KWin agenda quadros para que eles possam sempre atingir o prazo de vblank. Além disso, permite que um máximo de dois quadros estejam pendentes ao mesmo tempo. Isso significa que, se a GPU não conseguir acompanhar, a latência aumenta tanto quanto for necessário, em vez de quase um quadro adicional inteiro de latência e a taxa de atualização reduzida pela metade.”

Pedido de fusão do KDE KWin aberto para buffering triplo dinâmico

Pedido de fusão do KDE KWin aberto para buffering triplo dinâmico

Atualmente, a solicitação de mesclagem é apenas em forma de rascunho. Isto porque há alguns itens em aberto em torno da transição entre buffer duplo e triplo. Além disso, também adiciona buffer triplo semelhante para o KDE em X.Org. Por outro lado, há um melhor tratamento das consultas de tempo de renderização que ainda precisa de conexão.

Veremos onde esse trabalho de buffer triplo do KWin leva e em quanto tempo ele está pronto para fusão.

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile