Categorias
Tecnologia

Pelo terceiro mês consecutivo, o Linux permanece acima de 1% no Steam Hardware Survey

Muitos custam a acreditar, mas a participação do usuário Linux no Steam não apenas permaneceu acima de 1% por três meses, como até aumentou novamente. Portanto, esse crecimento do uso do Linuxpara jogos é uma boa notícia, uma vez que até mesmo os efeitos contraditórios causados pela pandemia parecem não ter qualquer influência sobre esses números. Sendo assim, pelo terceiro mês consecutivo, o Linux permanece acima de 1% no Steam Hardware Survey.

Isso tem sido uma notícia muito relevante há alguns meses, conforme cobrimos quando inicialmente atingiu 1% novamente, e no mês passado, onde realmente estacionou. Em setembro de 2021, o Linux conseguiu atingir 1,05% no Steam Hardware Survey.

Pelo terceiro mês consecutivo, o Linux permanece acima de 1% no Steam Hardware Survey

Pelo terceiro mês consecutivo, o Linux permanece acima de 1% no Steam Hardware Survey

Indo pela última vez que a Valve nos disse qual era sua contagem de usuários ativos mensais, podemos estimar que há cerca de 1.264.200 usuários ativos mensais para Linux no Steam.

De acordo com a pesquisa da Valve quando filtrada apenas para Linux, aqui está o que as pessoas estão usando:

  • Ubuntu 20.04.3 LTS 64 bits 15,38% + 15,38%
  • “Manjaro Linux” 64 bits 13,15% + 0,43%
  • “Arch Linux” 64 bits 11,49% + 0,35%
  • Pop! _OS 21,04 64 bits 7,57% + 0,21%
  • Ubuntu 21,04 64 bits 6,42% -0,18%
  • Linux Mint 20,2 64 bits 6,01% + 0,51%
  • Outros 39,99% + 4,67%

Ainda não está muito claro por que estamos vendo esse aumento no número de usuários. É bem provável que seja resultado do Steam Deck, que deu ao Steam Play Proton e ao Linux mais publicidade direta da Valve e da mídia em geral. Vimos muitos mais posts sobre pessoas experimentando o Linux em várias redes sociais, Reddit e muito mais. Independentemente do motivo, é claro que é realmente ótimo ver mais pessoas experimentando o Linux para jogos, trabalho e muito mais.

Proton Experimental expande o suporte NVIDIA DLSS no Linux para títulos DirectX 11

Apenas alguns dias atrás, a Proton Experimental viu uma atualização para puxar o suporte NVIDIA DLSS para DirectX 12 e a partir da atualização de agora isso foi expandido para títulos DirectX 11 também.

Ele ainda está desativado por padrão, sendo necessário fazer um pequeno ajuste para ativá-lo. Isso pode ser adicionado a jogos individuais, definindo as opções de inicialização PROTON_HIDE_NVIDIA_GPU=0 PROTON_ENABLE_NVAPI=1 %command%. Ou você pode tentar PROTON_ENABLE_NVAPI=1 %command% com “dxgi.nvapiHack=False” em um arquivo de configuração DXVK.

Há também uma atualização para o DXVK mais recente que inclui o trabalho de desenvolvimento mais recente e você deve descobrir que Monster Boy and the Cursed Kingdom agora pode ser jogado com ele. O changelog do Proton pode ser encontrado aqui.

Como fazer:

  1. Pesquise por Proton Experimental e instale, se ainda não tiver feito isso.
  2. Clique com o botão direito em qualquer jogo no Steam e vá para Propriedades.
  3. Selecione o menu Compatibilidade no lado direito.
  4. Certifique-se de que a opção “Forçar o uso de uma ferramenta específica de compatibilidade do Steam Play” esteja marcada.
  5. Na caixa suspensa que aparece, selecione Proton Experimental.

Via GamingonLinux

Por Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.

Sair da versão mobile