A segunda-feira foi marcada pelo congelamento final do próximo lançamento da distribuição do Fedora 30. O problema dos desenvolvedores Red Hat/Fedora estarem na vanguarda de contribuir com inovações no upstream para o GNOME e outros componentes-chave é que eles frequentemente os expõem a novos bugs e esse ciclo não é diferente. Assim, é importante destacar que mesmo perto do lançamento, Fedora 30 tem alguns bugs para resolver. Com isso, o Fedora 30 pode atrasar.
Versão final pode ser adiada?
Bem, esta possibilidade não pode ser descartada. A primeira revisão final do bloqueador do Fedora 30 serve justamente para avaliar quais problemas poderiam justificar o adiamento do lançamento oficial.
Porém, é importante destacar que o Fedora vem melhorado os últimos ciclos na entrega de seus lançamentos. Assim, eles têm entregado a distribuição mais pontualmente. Em parte graças ao buffer embutido como parte do cronograma. Contudo, apesar dos bugs, são entregues programas de ponta.
Então, desta vez, há vários bugs na parte gráfica. Eles dizem respeito:
- ao gerenciador de exibição/login do GDM;
- alguns problemas de fallback de Wayland a X11 como parte disso;
- atualizações de sistema com conteúdo modular potencialmente em dificuldades;
- e instalação do GNOME Initial Setup devido ao SELinux.
- Também há bloqueadores em potencial em torno do driver modesetting que não está funcionando com alguns dos hardwares da Intel;
- e a interface de usuário de instalação do GNOME não aparece após a reinicialização do instalador.
Previsão de lançamento
Quem estiver curioso sobre os bugs do blocker do Fedora 30 podem encontrá-los no qa.fedoraproject.org. Do mesmo modo, há também os resumos de reunião sobre a revisão de bugs no blocker.
Portanto, se esses problemas forem resolvidos em pouco tempo, o Fedora 30 está programado para ser lançado em 30 de abril. Porém, poderia ser adiado para pelo menos o dia 7 de maio.
No entanto, a boa notícia é que o Fedora 30 chega vom muitas mudanças a reboque.
- Há uma tonelada de pacotes atualizados;
- GNOME Shell 3.32 oferece a experiência padrão da estação de trabalho;
- Dbus-Broker é finalmente a implementação padrão do D-Bus;
- Agora existem as opções de desktop do Deepin e Pantheon, e muito mais.