Pesquisa Steam mostra que uso do Linux para jogos tem queda em agosto

O uso de CPU AMD supera os 75%
Steam Beta traz correção para jogadores Linux executando Openbox e correção de travamento da NVIDIA

Os resultados da pesquisa Steam de agosto mostram uma queda no uso do Linux após um julho muito emocionante. Em julho, os resultados da Steam Survey apontaram para um salto de meio por cento na participação no mercado de jogos Linux, chegando a quase 2% graças ao sucesso do Steam Deck da Valve, que executa sua plataforma SteamOS com Arch Linux. Depois do grande impulso de julho você provavelmente está se perguntando o que aconteceu em agosto.

Bem, há poucos minutos foram publicados os novos resultados mensais da Pesquisa Steam.O Steam no Linux para julho estava em 1,96%, o que é quase o máximo histórico em termos percentuais na década em que o Steam no Linux está disponível nativamente. 

O Steam no Linux continuou a crescer bastante ao longo do último ano e meio em que o Steam Deck esteve disponível, em grande parte graças ao sucesso do Steam Play por permitir que os catálogos de jogos do Windows funcionassem muito bem no Linux. Com o Steam no Linux em torno de 2% apenas quando foi lançado originalmente, em termos absolutos, os números de julho foram os melhores de todos os tempos para o espaço de jogos Linux.

Enquanto julho foi de 1,96% para Linux, os números de agosto mostram uma queda de 0,14% para 1,82%. Curiosamente, o macOS caiu 0,27% para 1,57%, enquanto o Windows subiu 0,4% para 96,61%.

Para aqueles que estão se perguntando por que os números do Steam Linux caíram enquanto o Steam Deck continua a ser muito popular, possivelmente é mais um mês impactado por grandes oscilações no tráfego chinês. 

Pesquisa Steam mostra que uso do Linux para jogos tem queda em agosto

Os resultados da Pesquisa Steam de agosto mostram que a base de usuários do idioma inglês caiu 2,34% globalmente, para 35,57%, enquanto o chinês simplificado aumentou 2,74%. Essa é uma grande diferença no período de um mês para todos os usuários do Steam em todo o mundo. Então isso – com muitos dos usuários do chinês simplificado executando o Windows – é uma possível razão para a queda do Linux.

Ao obter os resultados da pesquisa específica para Linux, o SteamOS Holo, que alimenta o Steam Deck, ganhou mais 2% de participação de mercado, agora comandando cerca de 44% dos jogadores de Linux relatados.

Entre os jogadores de Linux, as CPUs AMD alimentam cerca de 71% dos sistemas. Em parte devido ao Steam Deck ser alimentado por uma APU AMD. Enquanto isso, o Steam no Windows tem participação de mercado de CPU AMD em torno de 33%.

Os resultados da GPU Linux também apontam para cerca de 44% dos jogadores Linux fazendo isso através do Steam Deck com o VanGogh APU que alimenta o Steam Deck sendo o processador gráfico número um relatado.Os resultados da pesquisa Steam de agosto de 2023 estão disponíveis na íntegra em SteamPowered.com.

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile