O novo PipeWire 1.2 tem processamento assíncrono e outros recursos. Portanto, esta é a mais recente atualização de recursos importantes para esta solução comum ao desktop Linux moderno para gerenciar fluxos de áudio/vídeo.
O PipeWire 1.2 traz muitos novos recursos, como processamento assíncrono e suporte a sincronização explícita, suporte a empacotamento Snap, streaming para servidores Snapcast para áudio em várias salas e muitas outras adições.
PipeWire 1.2 tem processamento assíncrono e outros recursos
O recém-lançado anúncio do PipeWire 1.2 resume as principais mudanças nesta nova versão como:
- Suporte para processamento assíncrono foi implementado. Os nós podem escolher (ou ser forçados) a serem agendados de forma assíncrona. O gráfico não aguardará que a saída do nó continue o processamento, mas usará a saída do ciclo anterior (ou silêncio). Isso adiciona um ciclo de latência, mas pode evitar que alguns nós bloqueiem o gráfico de processamento. Fluxos e filtros não em tempo real agora também usam esse processamento assíncrono em vez de sua própria versão ligeiramente quebrada.
- O conceito de node.sync-group foi adicionado. Isso agrupa nós com grupo de sincronização sobreposto quando um deles define o node.sync = true. Isso agora é usado para garantir que todos os nós sejam agendados juntos quando o transporte JACK for iniciado, para que todos vejam o mesmo tempo de transporte.
- Os erros de análise de configuração são relatados mais cedo e muito melhor com números de linha e coluna onde a análise começou a falhar.
- Adicione suporte para metadados obrigatórios ao negociar parâmetros de buffer. Isso só pode ser usado para negociar planos de buffer extras quando determinados metadados são negociados. Um caso de uso é o suporte de sincronização explícito que requer 2 fds extras para as linhas do tempo.
- Metadados de sincronização explícita e suporte foi adicionado.
- Suporte foi adicionado para fazer e usar vários loops de dados no servidor e clientes. O suporte para afinidade e prioridades de CPU também foi adicionado aos loops de dados.
- Os níveis de depuração do tópico de log agora podem ser alterados em tempo de execução com metadados.
- Os níveis de log no servidor de pulso podem ser alterados dinamicamente com uma mensagem /core.
- Os patches de dispositivos conflitantes do UCM foram mesclados.
- Adicione o módulo snapcast-discover para transmitir para servidores snapcast.
- Retrabalhe como os pares são vinculados e os contadores são atualizados. Retome os pares quando um nó estiver desvinculado e ainda não tiver sido processado. Isso deve causar menos desistências ocasionais no gráfico ao reconectar as coisas.
- Muitas atualizações do elemento GStreamer.
- Muito mais correções e melhorias.
O PipeWire 1.2 parece uma ótima atualização para as distribuições de desktop Linux H2’2024.