O PipeWire, o servidor de ponta do Linux para lidar com áudio, fluxos de vídeo e hardware, está se preparando para suportar a próxima geração de áudio Bluetooth. Agora, a equipe de desenvolvedores, com apoio do pessoal da Collabora diz que o PipeWire ganha suporte para áudio Bluetooth LE (Low Energy) de última geração.
O PipeWire está se tornando a norma no manuseio de áudio e vídeo entre as distribuições GNU/Linux à medida que mais e mais delas estão mudando para ele como o servidor padrão para lidar com áudio, fluxos de vídeo e hardware, bem como seu poderoso gerenciador de políticas e sessões WirePlumber.
Por causa do que foi dito acima, o PipeWire está recebendo muita atenção dos desenvolvedores atualmente, e a mais recente adição abre caminho para o suporte da próxima geração de áudio Bluetooth com a implementação inicial do suporte de áudio Bluetooth LE (Low Energy).
PipeWire ganha suporte para áudio Bluetooth LE (Low Energy) de última geração
De acordo com este commit do GitLab, o PipeWire recebeu suporte inicial de fluxos conectados por áudio Bluetooth LE para o plug-in BlueZ5, o que é possível usando a série experimental de patches de suporte BlueZ Initial BAP.“A interface BlueZ Media1 não será usada apenas para A2DP, mas também para LE Audio, pois o código relacionado pode ser compartilhado. Renomeei a API do codec de *a2dp* para *media*. Em seguida, adicionei o suporte ao codec LC3 usando a biblioteca [liblc3] do Google”, explica o desenvolvedor Frédéric Danis.
Do ponto de vista técnico, esta implementação permite que a placa Central/Initiator conecte, crie nós sink e source, assim como envie áudio usando paplay ou grave áudio usando parec, e a placa Peripheral/Receptor crie automaticamente fluxos de áudio para reproduzir som para a saída padrão e grave o som da entrada padrão.
Para mais detalhes, você pode conferir o commit do GitLab linkado acima, mas o suporte de áudio Bluetooth LE chegou ao PipeWire e provavelmente estará pronto para uso em massa com o próximo lançamento. Além disso, o PipeWire recebe novos lançamentos muito rapidamente. Então, você deve ser capaz de fazer uso dos novos recursos em sua distribuição GNU/Linux em breve.