Atualmente, existem apenas duas opções reais no setor de sistemas operacionais móveis: o Android, com cerca de 85% de participação global, e o iOS, com uma participação mundial de 13% a 14%. Muitos outros, como o Windows Phone, tentaram, mas acabaram cedendo. No entanto, há algumas alternativas de sistemas operacionais que podem ser usados em alguns aparelhos. É o caso do Sailfish e KaiOS, por exemplo. Outro desses projetos é o Plasma Mobile, que continua melhorando. Se ele vai conquistar um grande espaço como os demais, ainda é cedo para saber.
Plasma Mobile continua melhorando
Atualmente, existem vários projetos que tentarão afetar nossos bolsos e um desses projetos é o Plasma Mobile, uma versão do Linux móvel que está sendo desenvolvida pela Comunidade KDE.
Um dos problemas enfrentados por outros sistemas operacionais móveis tem sido a ausência de aplicativos. Aqueles que têm praticamente todos os aplicativos móveis no Google Play e na App Store são Android e iOS. Então, é por isso que muitos de nós escolhemos um Samsung ou um iPhone.
Fora desses dois praticamente não temos muitos aplicativos realmente importantes sendo desenvolvidos. Este problema o teria e o Plasma Mobile não o teria: a princípio , ele não poderia usar muitos aplicativos móveis, como o WhatsApp, mas teria muitos outros aplicativos Linux disponíveis que seriam ainda melhores, pelo menos em termos de produtividade.
Imagens de Plasma Mobile
A Comunidade do KDE publicou várias capturas de tela que mostram o que o Plasma Mobile se parece com um Nexus 5X agora :
Como você vê nas capturas de tela, temos tudo o que você precisa para o uso normal de um telefone celular. Porém, vamos destacar algumas coisas:
- Discover (a loja de software Plasma) está disponível.
- Tem seu próprio aplicativo de mensagens que inclui emojis.
- Aplicativos como Kalgebra ou Kirigami.
- Aplicativo de mapa Pure Maps.
Aplicativos Android?
Not yet. Our main concern now is getting the basics (dialler, camera, etc.) working, and getting native KDE apps working, then we will work on everything else. For the record, Android app support is something we are considering.
— KDE Community (@kdecommunity) July 26, 2019
O que as capturas de tela não explicam (mas especulam) é se ele será capaz de executar aplicativos Android. Existem vários projetos cujo objetivo é executar aplicativos Android no Linux sem problemas. Isso deve ser possível em breve. Se não todos, pelos menos alguns dos mais importantes devem rodar, como o Spotify.
Porém, outros atrativos como jogos devem ficar de fora, por enquanto. Na verdade, há rumores de que o WhatsApp usará servidores do Facebook no futuro, o que permitirá que ele seja executado em mais de um dispositivo, o que, por sua vez, significaria que haveria um aplicativo “solto” para celulares, tablets, relógios e computadores.
De qualquer forma, estamos falando de um futuro a longo prazo. Isto porque o Plasma Mobile ainda está “em construção”.