Podcast 38: Linux Mint é hackeado por crianças, nova versão do KaOS estão entre os destaques

Podcast 38: Linux Mint é hackeado por crianças, nova versão do KaOS estão entre os destaques

Sejam muito bem vindos a mais uma edição de nosso podcast semanal do Sempreupdate. Aqui sempre destacamos o que foi publicado de mais importante em nosso site. O destaque da semana que passou fica por conta da chegada de novas versões de programas e distribuições, bem como dicas e tutoriais.

Neles, será possível ver como fazer a instalação de algum programa que possa interessar. Lembre-se de que são tutoriais para os mais diversos sistemas Linux, como Fedora, Ubuntu e derivados. Há ainda informações sobre novos aparelhos celulares, problemas envolvendo segurança cibernética ou curiosidades do mundo open source e software livre. Acompanhe na narração de Samuel Barbosa e mixagens de Leonardo Santana.

Podcast 38: Linux Mint é hackeado por crianças, nova versão do KaOS estão entre os destaques

Podcast 38: Linux Mint é hackeado por crianças, nova versão do KaOS estão entre os destaques

No primeiro destaque, a gente mostra como hackear um sistema operacional, mesmo sendo Linux, virou brincadeira de criança. Foi exatamente isso o que aconteceu com o Linux Mint. Duas crianças brincando no notebook do pai conseguiram furar o bloqueio de tela e a senha para acessar normalmente o computador. Como isso foi possível? Acompanhe em nossa postagem.

Crianças hackeiam Linux Mint e descobrem falha de segurança

E se você é fã de celular, vêm novidades da Samsung por aí. São novos chips Exynos que prometem melhor desempenho.

Samsung está preparando chips Exynos com gráficos AMD

A empresa também anuncia o recurso SmartThings para o Android Auto.

Samsung anuncia SmartThings para o Android Auto

Temos também informações sobre smartphones da chinesa Xiaomi. A empresa pode trazer carregamento sem fio de 80 W para o Mi 11 Pro.

Xiaomi Mi 11 Pro pode ter carregamento de 80 W

 

E telefone com Linux? Também tem novidade por lá. A empresa PINE64 anuncia a chegada do novo Pinephone com sistema operacional Mobian atualizado.

PinePhone Mobian Edition chega em 18 de janeiro baseado no Debian

Em relação a distribuições, o openSUSE Tumbleweed estrreia o novo ambiente Xfce 4.16.

Xfce 4.16 chega ao openSUSE Tumbleweed

E a distribuição KaOS, baseada em Arch Linux, traz a primeira atualização de 2021. Você confere nesta postagem todas as novidades.

KaOS Linux lança primeira atualização de ISO em 2021 e adiciona o kernel Linux 5.10 LTS e Qt 6

Quem também trouxe muitas novidades foi o sistema Alpine Linux. A distribuição está focando em serviços de nuvem.

Alpine Linux 3.13 lançado com imagens oficiais de nuvem, Linux 5.10 LTS e PHP 8.0

E a vida para quem usa Ubuntu e derivados não tem sido fácil. Toda semana aparece alguma atualização de segurança do kernel. Desde o ano passado, essa rotina se repete. Em 2021 não está sendo diferente.

Outra vulnerabilidade do kernel Linux foi corrigida em todas as versões do Ubuntu com suporte

Em nossos tutoriais, veja como instalar o escritório virtual Tandem. Com o programa, você vai redescobrir o ritmo do trabalho em equipe mesmo estando remoto. Veja, converse e colabore com sua equipe em um clique.

Como instalar o Tandem, um escritório virtual, no Ubuntu, Linux Mint, Fedora, Debian

E essa mudança para o trabalho remoto trouxe um aumento no número de ataques cibernéticos. O malware Emotet voltou a atacar com força em dezembro. No Brasil, as ameaças são outras.

Malware Emotet retorna com recursos aprimorados

E vamos fechar o nosso podcast de hoje com um brinde. É que estreou o novo Wine 6.0, depois de um ano em desenvolvimento. Veja os novos recursos e como obter o Wine em sua distribuição Linux para facilitar instalação de jogos e programas do Windows.

Wine 6.0 estável acaba de ser lançado com Vulkan Backend para WineD3D

No nosso site você encontra muitas outras novidades. Não deixe de passar por lá. Se preferir, siga nossas redes sociais Facebook e Twitter. Temos também um canal e um grupo público no Telegram. Abraço e até a próxima.

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile