Pontos de acesso corporativos do Wi-Fi 7 devem ser implantados em breve

velocidades-wi-fi-7-de-33-gbps-chegarao-aos-roteadores-domesticos-no-proximo-ano

A Qualcomm acaba de anunciar uma nova série de pontos de acesso corporativos Wi-Fi 7, malha Wi-Fi, gateways de operadora e roteadores de alto desempenho, que garantem velocidades de conexão de 10 GBps para muitos aplicativos corporativos e domésticos. Apesar de ainda não estarem disponíveis comercialmente, pontos de acesso corporativos do Wi-Fi 7 devem ser implantados em breve.

Tecnologia Wi-Fi 7 da Qualcomm

Conhecidos como Qualcomm Networking Pro Series, Geração 3, os vários produtos incluem de seis a 16 fluxos, bem como suporte a canais de 320 MHz, até 33 GBps de capacidade de interface sem fio e taxas de transferência de pico acima de 10 GBps.

Esses aparelhos são otimizados para ambientes multiusuário por meio de aceleração de rede e baixa utilização de CPU para potencializar casos de uso corporativo, como colaboração, telepresença, realidade estendida, metaverso e aplicativos de jogos imersivos.

pontos-de-acesso-corporativos-do-wi-fi-7-devem-ser-implantados-em-breve

Além disso, essas plataformas Qualcomm Networking Pro Series são suportadas pelo serviço pronto para uso da Qualcomm Technologies para controle automatizado de frequência que permite o mais alto desempenho possível na banda de espectro de 6 GHz.

No espaço corporativo, as redes Wi-Fi já estão tendo sucesso em alguns casos de uso. O Wi-Fi 6 e o Wi-Fi 6E prepararam o cenário, com mais de 2 bilhões de remessas de dispositivos Wi-Fi 6 entregues até o final de 2021, de acordo com a empresa de análise International Data Corp. (IDC) (Via: VentureBeat).

Wi-Fi 6

Desde seu lançamento em 2018, o Wi-Fi 6 agora responde por mais de 50% de todas as remessas de Wi-Fi. A IDC prevê que 5,2 bilhões de dispositivos Wi-Fi 6 e 6E serão enviados até 2025. O Wi-Fi 6 introduziu recursos multiusuário para melhorar o desempenho do Wi-Fi em redes densamente povoadas. Em 2020, o Wi-Fi 6E expandiu esses recursos para a banda de espectro de 6 GHz. Isso permitiu que canais mais amplos lidassem com demandas de maior velocidade e menor latência.

Com essa tecnologia, os roteadores corporativos agora cobrem uma área mais ampla e acesso de velocidade mais alta para aplicativos exigentes. Isso contribui significativamente para o desempenho corporativo.

pontos-de-acesso-corporativos-do-wi-fi-7-devem-ser-implantados-em-breve

Wi-Fi 7

O Wi-Fi 7 aumenta ainda mais os ganhos de desempenho, capacidade e latência. A inovação na pilha de dados corporativos aproveitará esses benefícios e abrirá as portas para novos casos de uso corporativo.

Existem grandes oportunidades, por exemplo, em campos como análise e simulação. Quanto mais capacidade e taxa de transferência puderem ser fornecidas por Wi-Fi, mais aplicativos em tempo real podem se tornar. O tempo real foi hypado por algum tempo. Mas a realidade é que a maioria dos aplicativos são, na melhor das hipóteses, quase em tempo real. O Wi-Fi 7 pode diminuir a diferença.

“O Wi-Fi 7 oferece enormes benefícios potenciais para a empresa, como o uso de canais mais amplos (320 MHz) para aumentar a capacidade geral que uma rede pode fornecer a centenas de dispositivos em potencial que estão sendo gerenciados”, disse Nick Kucharewski, vice-presidente sênior e gerente geral de infraestrutura e rede sem fio da Qualcomm. “O uso de recursos-chave como o Multi-Link pode oferecer perfis de latência mais determinísticos (além da taxa de transferência) para permitir vídeo bidirecional sob demanda e melhores experiências de AR/VR.”

Em realidade aumentada (AR), aos poucos vêm chegando ao mercado aplicativos que agregam mais recursos e, consequentemente, precisam de melhor largura de banda e menor latência. Com o Wi-Fi 7 as coisas ficarão melhores.

Existem muitos outros casos de uso corporativo em potencial. Plataformas de colaboração como Zoom e Microsoft Teams percorreram um longo caminho nos últimos dois anos. Mas a conectividade nem sempre é a melhor e as conexões ocasionalmente acontecem.

Os produtos Wi-Fi 7, como a plataforma Qualcomm Networking Pro 1620, podem oferecer até 33 GBps de capacidade, com velocidade de conexão única (entre um único dispositivo e o ponto de acesso) de até 10+GBps.

Wi-Fi 7 traz desempenho

O Wi-Fi acabou com as cadeias de conectividade herdada de 2,4 GHz que tinham apenas três canais de largura de banda estreita. Em ordem rápida, a inovação empurrou para 5GHz com espectro adicional e canais mais amplos de 160MHz e agora para a alocação de banda de 6GHz (com até 1200MHz de espectro em algumas regiões).

Tecnologia multilink para reduzir a latência e o congestionamento: o Wi-Fi 7 geralmente oferece dois canais na banda de 5 GHz ou um na banda de 5 e 6 GHz. Esse recurso multilink permite a alternância entre bandas, o que evita congestionamento nos links e latência reduzida.

Canais mais amplos: O Wi-Fi 6E disponibilizou vários canais de 160 MHz em qualquer região que possua uma alocação de espectro de 6 GHz. O Wi-Fi 7 dobra a largura de banda possível do canal para 320 MHz, dando um grande impulso à velocidade e capacidade de dados.

Os recursos adicionais e o desempenho do Wi-Fi 7 também serão uma bênção para a brigada de trabalho em casa. Rteadores habilitados para Wi-Fi 7 para fortalecer os recursos de Wi-Fi do escritório doméstico para suavizar as muitas rugas e torções que são comuns na colaboração de trabalho remoto.

“O Wi-Fi 7 está chegando no momento certo, quando a indústria está pronta para sua próxima fase com novas experiências e novas arquiteturas que exigem desempenho extremo”, disse Prakash Sangam, fundador e diretor da Tantra Analyst.

Via: VentureBeat