Categorias
Tecnologia

Popcorn Time é bloqueado após queixa

O famoso serviço de streaming e IPTV Popcorn Time teve bloqueado seu repositório no GitHub após denúncia da Motion Picture Association, Inc. (MPA).  O Popcorn é atualmente parte de um projeto de desenvolvedores da Universidade Politécnica da Virgínia que o enviaram como uma proposta para seu desenvolvimento em kernel Linux.A Motion Picture Association representa interesses dos principais estúdios de televisão dos EUA e possui direitos exclusivos para exibir muitos filmes e programas de televisão.

Popcorn Time é bloqueado após queixa

Popcorn Time é bloqueado após queixa

Esse bloqueio resultou de uma reclamação de violação da Lei da era digital sobre direitos autorais (DMCA) nos Estados Unidos.

Então, ao acessar o repositório, o anúncio é exibido:

Repositório não disponível devido à remoção do DMCA.

No momento, este repositório está desativado devido a um aviso de exclusão do DMCA. Desativamos o acesso público ao repositório. O aviso foi publicado publicamente.

Se você é o proprietário do repositório e acredita que seu repositório foi desativado como resultado de erro ou identificação incorreta, você tem o direito de registrar uma contranotificação e redefinir o repositório.

Para quem não sabe, o programa “Popcorn Time” fornece recursos para pesquisar e assistir a vídeos por streaming, localizado em várias redes BitTorrent, sem esperar que seja baixado completamente no computador. Portanto, na verdade, ele é um cliente BitTorrent aberto com um media player embutido.

Basicamente, o que ele faz é transmitir, reproduzir e baixar filmes, programas de TV, séries e anime on-line a partir de arquivos torrent.

A Association of Film Companies exigiu bloquear os repositórios de pop-corn-desk e popcorn-api., Eles alegam que o desenvolvimento e o uso do software leva à violação de direitos autorais em filmes e programas de televisão.

Os arquivos e códigos identificados no repositório são supostamente usados especificamente para procurar e obter cópias piratas de filmes e programas de televisão, violando a lei de direitos autorais.

Em particular, alguns dos arquivos fornecidos como parte do projeto (YtsProvider.js, BaseProvider.js, apiModules.js, torrent_collection.js) contêm links para sites invadidos e rastreadores de torrent que fornecem acesso a cópias não licenciadas de filmes. O projeto também usa as APIs fornecidas por esses sites para dar acesso a conteúdo falsificado no aplicativo Popcorn Time.

A mesma ação foi tentada antes

Curiosamente, em 2014, o MPA já tentou bloquear o Popcorn Time no GitHub com o pretexto de que o programa foi criado especificamente para acessar cópias piratas de filmes e programas de televisão. Naquela época, os repositórios popcorn-app, popcorntime-desktop e popcorntime-android estavam bloqueados.

A MPA também forçou os desenvolvedores a parar de desenvolver sob a ameaça de reivindicações legais e anunciou oficialmente o fechamento do projeto. Porém, ele retornou com força por meio de um fork, o popcorntime.io. Contudo, os criadores do Popcorn Time original claramente não estavam associados a popcorntime.io, mas eles alegaram ser seu sucessor do projeto fechado. Além disso, outros forks surgiram ao redor do mundo.

Em 2015, a MPA, por meio dos tribunais do Canadá e da Nova Zelândia, concluiu o término do popcorntime.io e a transferência do domínio para as mãos da MPA, mas os desenvolvedores transferiram o projeto para o domínio popcorntime.sh. A MPA garantiu uma decisão no Reino Unido e Israel para bloquear os provedores de acesso à URL para baixar o Popcorn Time.

Na Dinamarca, o site popcorntime.dk foi fechado e seus criadores foram presos, mas verificou-se que eles não estavam relacionados aos desenvolvedores e apenas forneceram informações sobre o serviço. Na Noruega, foi apreendido o domínio Popcorn-Time.no, que fornecia links para o download do Popcorn Time.

Do mesmo modo, muitos usuários alemães do Popcorn original pagaram uma multa de € 815 por danos resultantes não apenas da visualização, mas também da distribuição de conteúdo ilegal. Isso ocorria por meio do BitTorrent.

Desde Linux

Por Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.

Sair da versão mobile