Por que as baterias podem estufar? Evite o estufamento de baterias com algumas dicas!

bateria-inchada-estufada

Baterias pegando fogo, estufando e explodindo, quem nunca ouviu um relato destes? Pois é, na atualidade onde todos estamos mais conectados do que nunca, o consumo da bateria em seus ciclos de carregamento tem crescido. Além disso, segundo informações apuradas, a venda do serviço de troca de bateria cresceu em muitas assistências técnicas. O campeão de trocas de bateria estufadas são os telefones da marca Samsung e os dispositivos da Apple onde a bateria esquentou muito ou pararam de carregar.

Quais os motivos que fazer a bateria estufar?

Segundo alguns especialistas, o principal motivo ainda é a sobrecarga. Além disso, Monique de Ulhôa Canto, da empresa Nacional Smart, também comentou o assunto e confirmou que realmente é a sobrecarga a vilã do estufamento das baterias de modo geral.

Quando a bateria é carregada com uma corrente maior do que ela pode suportar, os riscos de causar o estufamento são grandes. O ideal é utilizar um carregador com voltagem e miliamperes igual ao suportado pelo modelo do smartphone e homologado pela Anatel. A bateria pode acabar sendo superaquecida e causar fogo e explosão.

Comenta a empresária.

Deixar o celular em ambientes quentes como: próximo a fogões ligados, diretamente no sol, ou até em ambientes úmidos como o banheiro, também pode causar um aquecimento elevado, estragar a bateria ou queimar um componente interno da placa, que fará a vida útil da bateria diminuir e ter que ser carregada várias vezes ao dia.

Conclui.

Bateria estufada pode ser um defeito de fabricação?

Sim, pode. Na verdade defeitos da fabricação entra na lista como uma das possíveis causas de estufamento de bateria. Mas, não é só isso, pessoas que costumam derrubar muito seus dispositivos que utilizam bateria podem levar ao problema.

Então, além dos defeitos da fabricação, seja estrutural ou de algum componente, podem levar ao estufamento da bateria. Já sobre a queda, quando muito alto, pode danificar a bateria, fazendo com que alguns componentes internos importantes descolem, quebrem ou causem pequenos curtos.

O que fazer com um dispositivo com bateria inchadas?

Se a bateria do seu dispositivo inchou, seja ele um notebook, celular e outros, saiba que é hora da troca. No caso de celulares, que ainda segue como o dispositivo com bateria mais utilizado, não tem como esperar, a recomendação é a troca da bateria.

Monique comenta que quando a bateria incha alguns smartphones apresentam algumas características bem pontuais que vão além do estufamento visível da bateria, são eles:

  • Vazamento de líquidos
  • Desligamentos repentinos
  • Descolamento da carcaça
  • Manchas na tela
  • Trincos na tela
  • Superaquecimento

Estes motivos são os mais comuns e merecem atenção. É muito perigoso para o usuário seguir utilizando um telefone com essas características, o risco a saúde é alto e pode causar sérios problemas. Afinal, alguns aparelhos podem explodir durante o uso com condições inadequadas.

Conclusão

Se algum dos seus dispositivos, sejam eles telefones ou notebooks, apresentarem alguma característica semelhante, é hora da troca urgente da bateria. Caso você tenha deixado o telefone carregando e ao carregar notou que a bateria estufou, há algumas dicas que podem ajudar a evitar danos a saúde.

Quando isso ocorrer, desligue o telefone e não conecte mais a nenhuma fonte de carregamento. Busque por uma assistência técnica e observe se as baterias vendidas por lá são homologadas pela Anatel, há um selo holográfico nelas que podem ser facilmente identificados. Antes de solicitar o serviço de troca de bateria, confirme com o técnico a garantia da bateria nova.

Emanuel Negromonte Autor
Autor
Jornalista especialista em Linux a mais de 20 anos. Fundador do SempreUpdate e entusiasta do software livre.