Portable Computing Language 4.0 adiciona driver Intel Level Zero API

Portable Computing Language 4.0 adiciona driver Intel Level Zero API
computador

A Portable Computing Language “PoCL” começou como uma implementação OpenCL baseada em CPU de código aberto que se tornou uma implementação bastante abrangente ao longo dos anos. Mas, ao aproveitar a pilha de compiladores LLVM/Clang, ao longo do tempo, o PoCL cresceu além de apenas uma implementação de CPU para também oferecer suporte à execução OpenCL em GPUs NVIDIA, GPUs compatíveis com AMD HSA e muito mais. O mais recente que vem com o PoCL 4.0 é o suporte para execução Intel Level Zero para executar esta implementação OpenCL em GPUs Intel Arc Graphics. Então, o Portable Computing Language 4.0 adiciona driver Intel Level Zero API.

A pilha “Neo” Compute-Runtime da Intel com Level Zero e OpenCL tem funcionado muito bemnos últimos meses na Arc Graphics. Lá você já tem uma ótima implementação do OpenCL 3.0, portanto, as perspectivas do PoCL com suporte a Level Zero não são muito significativas. 

Portable Computing Language 4.0

Embora a execução de PoCL no topo da pilha de computação Intel com nível zero possa ser interessante para depuração ou criação de perfil para comparação de implementações de OpenCL para fins de desempenho. Além disso, a API Level Zero é um padrão aberto, portanto, é possível que outras implementações não pertencentes à Intel possam vir e fornecer interesse para o PoCL.

Portable Computing Language 4.0 adiciona driver Intel Level Zero API.

De qualquer forma, com o candidato a lançamento do PoCL 4.0, uma das principais mudanças com esta nova versão é a introdução de um driver de API de nível zero.

Também significativo com PoCL 4.0-RC1 são os drivers de CPU que ganham suporte para variáveis de escopo de programa, AS genérico, cl_khr_fp16 (LLVM 16+), cl_khr_subgroups e cl_intel_unified_shared_memory. 

Esta próxima versão também adiciona compatibilidade com o compilador LLVM/Clang 16.0. Então, faz mais melhorias no suporte SPIR-V IR na CPU e drivers de back-end CUDA.O candidato a lançamento do PoCL 4.0 pode ser baixado do GitHub

Aqueles que desejam aprender mais sobre essa implementação OpenCL portátil e de código aberto podem fazê-lo em PortableCL.org .

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile