A fabricante brasileira Positivo Tecnologia anunciou o licenciamento e a incorporação das operações da Compaq no Brasil. Isso significa que ela vai fabricar e vender computadores da Compaq no Brasil. Pelo acordo com a HP, dona da marca Compaq, a empresa brasileira vai começar esse processo ainda neste mês. A operação da Compaq no Brasil continuará sendo uma unidade de negócios independente dentro da Positivo, liderada por Camilo Stefanelli, que está no cargo há sete anos.
Segundo o presidente-executivo da Positivo, Hélio Rotenberg, a mudança faz parte da estratégia da empresa para atender ao aumento da demanda por notebooks, tendência mundial que também se verifica no Brasil.
Positivo vai fabricar e vender computadores da Compaq no Brasil
O mercado brasileiro de PCs teve um aumento de vendas de 9,9% no terceiro trimestre de 2020, de acordo com novos dados da empresa de análise IDC. O aumento da demanda por home office e ensino doméstico, que continuou devido à pandemia Covid-19 combinada com a necessidade de mobilidade, são os principais impulsionadores da tendência de aumento observada no mercado de PCs durante o terceiro trimestre de 2020, de acordo com a empresa analista.
Ao licenciar a marca e trazer a atuação da Compaq para o Positivo, ratificamos a consolidação do nosso modelo de negócios com empresas globais, destacou Rotenberg. Queremos continuar agregando produtos de qualidade à nossa operação, alavancando ganhos de escala e melhorando nosso relacionamento com clientes, parceiros e fornecedores.
Segundo Rotenberg, o acordo permitirá que a Positivo se posicione como uma plataforma multimarcas para fabricação, distribuição e manutenção de soluções de tecnologia de hardware no Brasil. Também permitirá à empresa ampliar sua presença na categoria de notebooks com as marcas Positivo, Vaio e Compaq.
Positivo comercializa oito marcas
Com a operação da Compaq, a Positivo passou a ter oito marcas, entre produtos próprios e de terceiros: Positivo, Vaio, 2h, Quantum, Anker, Positivo Casa Inteligente, Positivo Servidores & Soluções, além da Compaq. Além disso, o Positivo também possui uma unidade de negócios de Tecnologia Educacional, com portfólio voltado para escolas públicas e privadas.
Por outro lado, a empresa está desenvolvendo outras verticais como servidores, smart home e terminais de pagamento, aluguel de equipamentos de informática, além do desenvolvimento de novos canais de distribuição voltados para o pequeno varejo, além de projetos especiais como urnas eletrônicas. O Positivo também está acelerando startups por meio de seu braço de capital de risco corporativo.
Via ZDNet