PostgreSQL 16 chega ao beta com melhorias de desempenho

PostgreSQL 16 está em seu primeiro marco beta com novas otimizações de desempenho e melhorias contínuas de segurança.No que diz respeito ao desempenho, o PostgreSQL 16 apresentará suporte para aceleração de CPU usando SIMD nas arquiteturas x86/x86_64 e AArch64. Este trabalho de aceleração da CPU visa oferecer um processamento mais rápido de strings ASCII e JSON, determinadas pesquisas e muito mais.

PostgreSQL 16 chega ao beta com melhorias de desempenho

O PostgreSQL 16 também está mostrando um desempenho mais rápido para carregamento em massa simultâneo, onde o carregamento de dados usando COPY pode ser até 300% mais rápido. Também há trabalho contínuo de paralelismo, execução de consulta mais rápida e outras otimizações.

O PostgreSQL 16 Beta 1 também apresenta várias melhorias de segurança, trabalho padrão SQL/JSON para manipulação de dados JSON e uma variedade de outras melhorias.Downloads e mais detalhes sobre a versão de teste do servidor de banco de dados PostgreSQL 16 Beta 1 em PostgreSQL.org.

IBM Baking algumas ótimas otimizações para o alocador multibloco do EXT4

Os engenheiros da IBM estão trabalhando em alguns aprimoramentos do alocador multibloco para o driver do sistema de arquivos EXT4. Em particular, eles visam resolver algumas deficiências que foram descobertas durante a execução de vários testes no hardware IBM POWER com um tamanho de bloco de 64k.

As melhorias do alocador multibloco EXT4 foram originalmente enviadas em forma de “solicitação de comentários” em janeiro, mas agora foram limpas e enviadas como uma série de patches formal.

Ao executar o FS-Mark com 64 encadeamentos, o teste da IBM mostra resultados que vão de aproximadamente 5.000 arquivos/s até aproximadamente 30.000 arquivos/s. Sim, uma melhoria de +500% sendo relatada para sua configuração e usando um tamanho de bloco de 64k.

Os interessados em obter mais informações sobre este alocador multibloco EXT4 funcionam por meio desta série de patches.

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile