O novo PostgreSQL 16 vem com mais melhorias de desempenho e SIMD para x86 e Arm. O PostgreSQL 16 foi lançado como uma atualização muito interessante para este popular servidor SQL de código aberto.
O PostgreSQL 16.0 apresenta muitos novos recursos para este servidor de banco de dados amplamente utilizado. Há mais melhorias de desempenho com esta nova versão, especialmente em relação ao paralelismo de consultas, carregamento de dados em massa e replicação lógica. PostgreSQL 16 adiciona suporte SIMD em arquiteturas x86 e ARM que está sendo usado para processamento mais rápido de strings ASCII e JSON, bem como pesquisas de array e subtransações.
PostgreSQL 16 vem com mais melhorias de desempenho e SIMD para x86 e Arm
O anúncio de lançamento do PostgreSQL 16 também observa que o carregamento em massa usando COPY pode representar uma melhoria de desempenho de até 300% em alguns casos. Estarei executando alguns benchmarks do PostgreSQL 15 vs. 16 em breve.
O PostgreSQL 16 também implementa mais sintaxe SQL/JSON, pg_stat_io é adicionado como uma nova fonte para as principais métricas de E/S e vários outros aprimoramentos de segurança e controle de acesso.Downloads e mais detalhes sobre PostgreSQL 16 via PostgreSQL.org.
GNU Assembler começa a se preparar para Intel AVX10.1
Em julho, a Intel anunciou o AVX10 como o futuro do AVX-512 e como eles planejam oferecer suporte a mais recursos de Advanced Vector Extensions em futuros núcleos P e E. Desde então, eles começaram a fazer preparativos para as cadeias de ferramentas do compilador de código aberto para ativar o AVX10.
Dias depois de tornar público o anúncio do AVX10, os engenheiros do compilador da Intel começaram com os patches do GCC para o AVX10.1 e também houve o planejamento inicial do AVX10.1 para o LLVM. Em meados de agosto, os patches iniciais do AVX10.1 chegaram ao que será o GCC 14.
O mais novo na jornada de habilitação do AVX10 é o suporte inicial ao AVX10.1 no GNU Assembler (Gas) como parte do GNU Binutils. Esta habilitação inicial do AVX10 GNU Assembler foi realizada por Jan Beulich da SUSE, ao qual ele explicou sobre este suporte:
“Como isso é apenas uma reformulação da marca de certos recursos do AVX512*, há pouco código a ser adicionado.
O aspecto principal aqui são os novos casos de teste. Para poder reutilizar alguns dos casos de teste existentes, vários deles precisam de seu símbolos iniciais ajustados. Observe que os testes de 256 e 128 bits devem ser adicionados aqui, pois eles precisam funcionar imediatamente. Posteriormente, eles ganharão restrições de comprimento de vetor.