A mais recente atualização importante da Microsoft para a ferramenta de automação PowerShell e a linguagem de scripts está disponível desde esta quarta-feira, dia 4 de março. O PowerShell 7, sucessor do PowerShell Core 6.X, está disponível para Windows 7, 8.1 e 10; Windows Server (2008R2, 2012, 2016 e 2019); macOS e uma variedade de sabores do Linux.
O PowerShell 7.0 é a versão mais recente de sua ferramenta de automação e configuração entre plataformas, com novos recursos, incluindo notificações automáticas de nova versão, correções de bugs e melhorias.
A Microsoft adicionou vários novos recursos ao PowerShell, incluindo novos operadores, cmdlets e paralelização de pipeline, com a versão 7. Funcionários disseram que o PowerShell 7 também oferece maior compatibilidade com versões anteriores, para que os usuários de versões mais antigas do PowerShell possam usar novos recursos introduzidos no PowerShell Core for a primeira vez.
O PowerShell permite trabalhar com dados estruturados como JSON, CSV e XML, além de APIs REST e modelos de objetos. Ele fornece aos usuários um shell de linha de comando, uma estrutura para o processamento de cmdlets do PowerShell e uma linguagem de script associada focada na automação.
No ano passado, a Microsoft anunciou que chamaria sua próxima versão do PowerShell Core de “PowerShell 7″(em vez do PowerShell Core 6.3). A Microsoft também anunciou planos para atualizar o Windows PowerShell 5.1, que era a última versão, voltada somente para Windows do PowerShell, lançada em 2016.
PowerShell 7 da Microsoft está disponível
Como está fazendo com o .NET – convergindo suas diferentes versões com a mudança para o .NET 5 – a Microsoft está com uma versão turbinada do PowerShell com o PowerShell 7. O Windows PowerShell foi desenvolvido no .NET Framework e no PowerShell Core, no .NET Core. O PowerShell 7 é baseado no .NET Core 3.1, que traz de volta várias interfaces do .NET Framework, especialmente no Windows.
O plano de longo prazo da Microsoft é oferecer maior compatibilidade entre o PowerShell 7 e o Windows PowerShell. O PowerShell 7 ou PowerShell Core está disponível sob uma licença de código aberto (MIT). Os funcionários disseram que qualquer módulo do PowerShell atualmente suportado pelo PowerShell 6.x é automaticamente suportado no PowerShell 7.
O PowerShell 7 é uma versão LTS (Long Term Servicing), que será suportada por aproximadamente três anos a partir de 3 de dezembro de 2019, que foi a data de lançamento do .NET Core 3.1. A empresa está migrando para um ritmo anual de lançamentos para se alinhar ao .NET, observaram os responsáveis.
A Microsoft está trabalhando no PowerShell 7.1 e uma primeira prévia deve estar disponível em breve.
Fonte: ZDNet