O preview mais recente do Windows Terminal da Microsoft traz um novo modo de foco (focus mode) sempre no topo para seu aplicativo de linha de comando para impedir possíveis distrações. Além disso, há vários novos comandos e uma nova interface de usuário de configurações (UI).
O modo de foco aparece na versão 1.2 do preview do Windows Terminal e permite que os usuários ocultem as guias e a barra de título para que possam se concentrar apenas no conteúdo do terminal. Os usuários do terminal precisam adicionar uma ligação de chave para toggleFocusMode em seu arquivo settings.json.
Essa visualização também traz “o modo sempre ativo”, permitindo que a Visualização do Terminal do Windows seja sempre a janela superior. Isso pode ser ativado com a configuração global alwaysOnTop, bem como uma ligação de chave usando o comando toggleAlwaysOnTop.
Preview do Windows Terminal da Microsoft vem com um novo focus mode para impedir distrações
Após o lançamento do Terminal 1.0 em maio deste ano, a Microsoft lançou atualizações mensais do Windows Terminal no canal de pré-visualização. Ambas as versões podem ser executadas lado a lado. A pré–visualização do Windows Terminal 1.1 do mês passado agora passa para o Windows Terminal, disponível na Microsoft Store ou no GitHub.
O Terminal do Windows oferece várias guias para que os usuários possam trabalhar com várias ferramentas, como PowerShell, Prompt de Comando e várias distribuições do Windows Subsystem for Linux.
Esta pré-visualização apresenta uma série de novos comandos de combinação de teclas no Terminal do Windows que permitem aos usuários definir a cor da guia, abrir o menu do seletor de cores, renomear a guia focada e alternar os efeitos do terminal retro.
Mais recursos do Windows Terminal 1.2
O Cascadia Code, a fonte desenvolvida pela Microsoft para o Windows Terminal, ganhou mais robustez para que os usuários possam selecionar “normal”, “fino”, “extra leve”, “negrito” e assim por diante.
Os colaboradores do Windows Terminal também estão trabalhando em uma paleta de comandos, que fornece acesso rápido a todos os recursos do Terminal. Pode, por exemplo, ser usado para encontrar o “modo de foco”.
Por fim, uma nova interface de usuário de configurações está sendo trabalhada depois que os colaboradores decidiram sobre o design dela. Os usuários poderão definir um perfil padrão para a inicialização, assim como o tamanho da janela e controlar a aparência do Terminal do Windows.
ZDNet