O Android Q beta pode ser lançado hoje, e a qualquer momento. O site Android Police, conhecido por ficar atento as novidades do mundo Android, vem acompanhando cada passo para o próximo lançamento. Um dos pontos levantados, é que o Google sempre lança ou dá início aos lançamentos de versões de testes do Android nesta mesma época do ano, sempre em março.
O mais interessante, segundo o site, é que um novo bug tracker do Android Q beta foi criado hoje, e de acordo com os filtros de datas, tudo indica que o lançamento do Android Q beta é hoje.
Analisando o filtro, perceba que todos os bugs reportados para essa nova versão, a do Android Q, estão sendo datados como 11 de março.
O que esperar do Android Q?
Sempre é importante lembrar que o Google, neste momento, lançará versões diferentes para desenvolvedores, a primeira versão geralmente é uma muito instável e que com atualizações frequentes, ou seja, tudo pode mudar a qualquer momento. No entanto, há uma outra opção, onde a base do sistema não recebe tanta atualizações, mas recursos podem ser removidos ou adicionados a qualquer tempo.
Ambas possuem foco em desenvolvedores, mas a quem escolha a segunda opção para fazer testes e matar a curiosidade. Sobre os recursos, por ora, existe a possibilidade de lançamento de uma versão com modo escuro nativo.
No entanto, não sabemos ao certo se o modo escuro será ativado de maneira automática, seguindo o relógio, ou se será manual, onde o usuário escolhe quando ativar. Sendo assim, os smartphones com tela OLED serão os maiores beneficiados pelo novo recurso planejado para o Android Q.
Além disso, o famoso botão de volta, pode sair de vez do Android nesta versão. O botão vem sendo abandonado, isso graças ao recurso de navegação por gestos lançado no Android 9 Pie. Não acabou, para aqueles que adoram gravar a tela do smartphone, saiba que isso será possível de forma nativa, sem a necessidade de aplicativos de terceiros.
Além de tudo isso, o modo desktop deve chegar ao mundo Android neste lançamento. O Android Q poderá ser utilizado em outras telas, mas que por ora, a função permanece como “force desktop mode”, que como o nome diz, serve para forçar o modo experimental desktop em outras telas.
Por fim, outros novos recursos para o Android Q, devem ser apresentados no decorrer do desenvolvimento. Ao que tudo indica, o Android Q deve ser lançado oficialmente no terceiro trimestre deste ano. E como dito antes, pode sofrer alterações, como a inclusão de recursos ou remoção.
Até lá, manteremos você atualizado!