Primeiras impressões do Google Stadia no Linux

Google Stadia chega a mais países
stadia

O Stadia foi lançado recentemente e uma dúvida muito comum é como ele se comportaria no Linux. A princípio, não deve haver problemas, já que roda em navegador. Este novo serviço de streaming de jogos do Google é desenvolvido com o Debian Linux e a API Vulkan. Então, vejamos o que ele tem a oferecer. Primeiramente, é preciso uma boa conexão com a Internet. Além disso, sempre precisará estar on-line, apesar de uma tolerância de 15 minutos.

De acordo com o review do Gaming on Linux que estamos a reproduzir, este foi um começo bastante difícil, pois a equipe Google Stadia estava claramente enviando códigos lentamente em lotes. Algo que não foi explicado corretamente. No entanto, cada Fundador deve agora ter acesso a eles passar para enviar códigos para aqueles com o Premier Edition na próxima semana. Espero que o Google aprenda a se comunicar melhor no futuro.

Primeiras impressões do Google Stadia no Linux

Por enquanto, nada de Brasil

O Stadia é suportado nesses países: Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, França, Itália, Alemanha, Espanha, Suécia, Dinamarca, Noruega, Finlândia, Bélgica, Irlanda e Holanda. Quanto aos jogos atualmente disponíveis, é limitado a apenas 22 disponíveis, embora se deva esperar mais antes do final do ano.

Embora o Google afirme que você precisa do Chrome para jogar com o Stadia, isso não é verdade. Testando no Manjaro Linux, foi possível rodar bem o Destiny 2 no Chrome, Chromium, Brave e Opera.

Foto: Stadia com Chromium no Linux

 

Foto: Stadia com Brave no Linux

No entanto, para o Opera, a Política de Segurança de Conteúdo nem permite que você clique no link Entrar. Foi usado um plug-in para desativá-lo para teste (não recomendado), o que permitiu ir além, porém, o Stadia pede para você instalar o Chrome. No entanto, nesse caso, o uso de um User Agent Switcher permitiu que o Opera funcionasse!

Foto: Stadia com Opera no Linux

Também tentei no Firefox com um User Agent Switcher, onde consegui pelo menos fazer a loja carregar e interagir com a interface do usuário muito básica, mas os jogos não carregavam. Nada parecia ajudar o Firefox.

Assim, o teste principal foi realizado na área de trabalho, conectado diretamente ao roteador com um cabo. Com uma conexão de internet que dá em torno de 360Mbps down e cerca de 36Mbps up (Speedtest – enquanto em uso varia, claro).

Você pode ver um vídeo dele em ação abaixo:

Até agora, outras pessoas que usam a rede para transmitir vídeo e jogar on-line enquanto eu testava ainda não o fizeram. Houve uma única desconexão, que no espaço de 10 segundos se resolveu.  O desempenho sem fio realmente é muito bom.

Testando um laptop Kubuntu, em toda a casa e descendo um nível na parte de trás. A velocidade sem fio me reduziu a cerca de 50 Mbps, colocando o Stadia no modo “Limitado” para 720p, mesmo lá a experiência também foi muito boa. Eu esperava que houvesse uma tonelada de atraso de entrada, mas parecia o mesmo que meu PC conectado diretamente ao roteador. Enquanto alguém estava transmitindo vídeo e jogando online em outro lugar da casa. Você pode ver um teste rápido em vídeo de baixa qualidade aqui, afirmou o autor do review,

Miniatura do YouTube

Sobre os controles

Já o Stadia Controller, com preço em torno de £ 59, não é barato. No entanto, a qualidade da construção parece boa e é muito agradável. Muito melhor que o Steam Controller ou o Logitech F310. Ajuste perfeito também, com um acabamento muito bonito. Suave na frente, um pouco áspera nas costas para um pouco de aderência. O Stadia Controller também possui um botão dedicado para o Google Assistant, embora isso não esteja realmente on-line no momento. Você não precisa disso! Mouse e teclado funcionam muito bem, o Steam Controller também funciona quando emparelhado com o SC Controller, e o Logitech F310 também foi plug and play. Simplesmente não há necessidade de pagar por isso.

É importante entender o que o Google já conseguiu com o Stadia é bastante significativo. É um grande feito carregar um navegador e jogar um top de linha no Linux, macOS e Windows e sem sentar e esperar por 50 GB de atualizações. Comparado a muitas experiências com novos jogos no Steam, parece um pouco mágico.

No entanto, não substituirá um jogo instalado localmente tão cedo. O atraso de entrada foi mínimo, jogável e bastante divertido.

O serviço oferecido atualmente também é incrivelmente básico. A maioria das coisas fora de um jogo requer o aplicativo móvel Stadia, pois a interface do usuário no navegador é ridiculamente simples. Não apenas isso, mas eles vão precisar de algo grande para realmente atrair alguém e mantê-lo. Não existe um “aplicativo matador” para o Stadia no momento.

Stadia Pro também não parece valer a pena

O 4K que já foi demonstrado em outros lugares e não é realmente totalmente 4K em alguns jogos, já que cabe ao desenvolvedor e é suportado apenas no Chromecast Ultra, além de HDR e som surround que ainda não são compatíveis com o PC. A quantidade de jogos que você adquire com o Stadia Pro também será ridiculamente limitada quando outros serviços estarão praticamente no estilo “Netflix dos jogos”. O Google definitivamente precisará dar um grande impulso ao Stadia Pro.

Da perspectiva do usuário padrão, ele faz o trabalho muito bem em Linux. Muito chocante também para a maior parte. Eu esperava que houvesse todos os tipos de problemas e é divertido ver a área de trabalho normal do Linux ao lado do Windows e do macOS como um sistema de jogo compatível com algo tão grande.

Pensando especificamente nos jogadores do Linux por um momento, há várias pessoas que podem aproveitar isso. Provavelmente, haverá muitos jogos AAA no Stadia, que nunca serão portados para o desktop Linux e também nunca funcionarão no Steam Play Proton. Isso inclui aqueles com camadas extras de DRM, especialmente verdade agora para títulos multiplayer com várias formas diferentes de anti-fraude. O Stadia certamente pode acabar criando uma grande lacuna para os jogadores de Linux lá.

Isso é apenas do ponto de vista do jogador, mas existem muitos outros problemas. Jogos como um serviço hospedado, sem propriedade que possa ser retirada a qualquer momento é uma preocupação genuína que vale a pena pensar. Como um lembrete bastante claro disso, Destiny 2 ficou totalmente offline por várias horas (todas as plataformas). Não é culpa da Stadia, com certeza, mas está fazendo questão de confiar nas coisas na nuvem. Google sugando ainda mais dados sobre você. Tenho certeza de que muita gente ficará preocupada. Como o Stadia Controller com microfone embutido para falar com o Google – um tanto assustador ou útil? Você nunca sabe realmente se está ouvindo ou não.

O uso da largura de banda também será um problema para muitas pessoas. Testando o Stadia na configuração “Balanced”, que supostamente oferece 1080p com uma hora de reprodução, usando o vnstat como o monitor que absorve quase exatamente 10 GB. Digamos que você jogue apenas 3 horas por dia durante uma semana, mais de 200 GB. Quem tiver um plano com um limite de dados, deve se preocupar pois rapidinho consome os gigas da franquia.

Ainda faltam coisas prometidas

O Google também precisa trabalhar bastante na comunicação e no excesso de vendas constantes do serviço. Não estava pronto, claramente e ainda não está em muitos aspectos. Eles anunciaram muitas coisas brilhantes, que simplesmente não estão lá no momento. Estamos falando de controlador sem fio no PC, 4K no PC, Assistente do Google, compartilhamento de estado, Stream Connect, integração do YouTube, compartilhamento de família, uma interface de PC quase inexistente e até o sistema Buddy Pass ainda não está ativo. A Stadia foi lançada com o mínimo necessário para ser chamada de serviço.

Se o Stadia for bem-sucedido, os jogos serão massivamente diferentes do que vemos hoje. Difícil imaginar como os jogos independentes se adaptariam e você pode apostar que mais editores optariam por seus próprios serviços de assinatura. Eles também têm muita concorrência, até mesmo a Amazon está lançando seu próprio serviço de streaming de jogos no próximo ano. E os boatos sobre o Steam Cloud Gaming também? É muito cedo para ser totalmente investido na Stadia, quando é muito limitado.

Fonte e imagens: Gaming on Linux