Após a ramificação/congelamento de recursos do Mesa 22.1, o Mesa 22.1-rc1 foi lançado como o primeiro passo para o lançamento do Mesa 22.1 previsto para estrear no próximo mês. O Mesa 22.1 está trazendo melhorias para gráficos antigos da NVIDIA em código aberto, muitos aprimoramentos do Radeon “RADV” Vulkan, muito trabalho como sempre no lado da Intel, o novo driver Imagination Rogue PowerVR e muito mais.
Primeiro release candidate do Mesa 22.1 traz aprimoramentos Radeon Vulkan, driver Imagination e Microsoft Dozen
O Mesa 22.1 continuará a ver os candidatos a lançamentos semanais até que o lançamento oficial esteja pronto em maio.
Entre os destaques desta atualização trimestral de recursos para esta coleção de drivers OpenGL/Vulkan de código aberto usadospredominantemente no Linux estão:
- Seleção primitiva de raios para ajudar a melhorar o suporte ao rastreamento de raios RADV . O suporte RADV RT também está mais avançado para o suporte Doom Eternal e KHR_ray_query
- Suporte para AMD GFX1036/GFX1037;
- RADV adicionou suporte a Dynamic VRS para sombreamento de taxa variável em um esforço para melhorar a economia de energia no Steam Deck com esta mudança liderada pela Valve;
- O driver Vulkan da GPU Imagination PowerVR Rogue foi mesclado em sua forma inicial. O driver do kernel Imagination DRM/KMS ainda está sendo abordado, assim como outros recursos do driver Imagination Vulkan. É bom ver isso finalmente acontecer, embora triste por não ter acontecido há muitos anos;
- O suporte Intel Arctic Sound M foi adicionado — seguindo os mesmos caminhos de código de driver DG2/Alchemist para esta próxima parte do servidor;
- A implementação do driver Vulkan do software Lavapipe agora tem suporte ao Vulkan 1.3 e uma série de novas extensões suportadas, como a recente EXT_graphics_pipeline_library e outras;
- Muitas correções de bugs para a implementação do driver Zink OpenGL-on-Vulkan e o maior marco deste ciclo foi a fusão do Kopper;
- Muitas novas extensões para Radeon RADV e Intel ANV Vulkan, bem como drivers menores como V3DV, Turnip, Venus e outros;
- O caminho do Direct3D 12 para uso pelo Windows/WSL2 agora tem suporte para a funcionalidade OpenGL 4.2, acima do OpenGL 3.3 anteriormente;
- Dozen “dzn” foi mesclado para Vulkan implementado no Direct3D 12 para uso pelo Windows/WSL;
- A Intel introduziu um pequeno compilador OpenCL que será usado como parte de sua implementação de rastreamento de raio;
- O driver Raspberry Pi V3D OpenGL finalmente possui um cache de shader no disco;
- Suporte para conversão de formato de codificador (EFC) para GPUs Radeon com VCN 2.0 IP;
- PanVK viu progresso no suporte ao shader de computação;
- Vênus VirtIO-GPU Vulkan adicionou código para suportar ANGLE;
- O driver Nouveau de código aberto para GPUs GeForce 6/7/8 antigas passou a usar NIR por padrão para melhorar sua pilha de compilação de sombreamento por meio do caminho de código NIR para TGSI para aqueles que ainda usam essas GPUs NVIDIA muito antigas;
- Suporte aprimorado ao perfil de compatibilidade OpenGL para o driver Intel Crocus.
O breve anúncio de lançamento do Mesa 22.1-rc1 pode ser lido na lista de discussão do Mesa.
Via Phoronix