Privacidade: Google pode excluir dados da Linha do tempo do Google Maps

Privacidade: Google pode excluir dados da Linha do tempo do Google Maps

Em breve, o Google deve adotar mais uma medida importante para garantir a privacidade dos usuários: a empresa pode excluir dados da Linha do tempo do Google Maps. Esta pode ser uma maneira curiosa de investigar ou relembrar por onde andamos, quando e por quanto tempo, por exemplo.

Anteriormente conhecida como Histórico de Localização, a Linha do Tempo funciona como as Memórias do Facebook, ajudando a recuperar sua memória sobre viagens que você fez e lugares que visitou.

Mas há grandes mudanças em andamento. O Google está deixando de armazenar dados de localização na nuvem para armazená-los em dispositivos móveis. Embora esta seja uma medida de aumento de privacidade, o Google diz que a mudança significa que os usuários podem descobrir que seus dados da Linha do Tempo são excluídos, a menos que tomem providências.

Privacidade: Google pode excluir dados da Linha do tempo do Google Maps

Privacidade: Google pode excluir dados da Linha do tempo do Google Maps

O Google está fechando a Linha do Tempo na web, mudando para o gerenciamento de dados no dispositivo. Em termos de privacidade e segurança esta é uma ótima notícia para os usuários, mas não é isenta de consequências. Uma das mudanças é que os usuários que estiverem conectados ao Google Maps em vários smartphones descobrirão que cada dispositivo salvará visitas em sua própria Linha do Tempo, em vez de consolidá-las.

A empresa começou a enviar e-mails para usuários do Google Maps que ativaram o recurso Linha do tempo, alertando para o potencial de perda de dados.

Conforme relatado pelo Android Police, o e-mail diz:

Você ativou anteriormente a configuração Linha do tempo – anteriormente chamada de Histórico de Localização – que ajuda você a voltar no tempo e lembrar onde você esteve. Com a Linha do tempo, suas visitas e rotas são salvas automaticamente em um mapa em cada um de seus dispositivos.

A linha do tempo está mudando e agora será criada no seu dispositivo. Como parte disso, você precisará escolher a configuração de seus dados até 1º de dezembro de 2024 para evitar a perda de visitas e rotas.

O Google continua dizendo que qualquer pessoa que não indique que gostaria de manter as visitas e rotas salvas em seu smartphone preferido pode descobrir que esses dados são excluídos e não podem ser recuperados. A empresa aconselha os usuários:

Se você não tomar nenhuma ação, você pode perder dados. O Google tentará mover até 90 dias de dados da Linha do tempo para os primeiros dispositivos conectados que você usa após 1º de dezembro de 2024. Seus dados mais antigos serão excluídos. A Linha do tempo também permanecerá ativada para sua conta, e seus dispositivos continuarão salvando novas visitas. Suas visitas e rotas com mais de 3 meses serão excluídas automaticamente.

Mais informações estão disponíveis nesta página de suporte do Google.

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile