O anúncio do Play Station 5 (PS5) aconteceu há dois anos. Mesmo assim alguns usuários ainda não conseguiram comprar o seu. Rumores até apontam o lançamento de uma nova versão do PS5. No entanto, algumas notícias não são tão boas. Aparentemente, foi detectado um problema crítico de design que pode danificar seu console caso o mantenha na vertical.
A verdade é que os consoles PlayStation da Sony sempre foram projetados com o uso horizontal em mente. No entanto, os usuários sempre encontraram maneiras alternativas de colocar o PlayStation na mesa.
Às vezes, com espaço limitado, os usuários acabam mantendo seus consoles na vertical. Consoles como o PS4 tinham acessórios de terceiros que permitiam aos usuários montá-lo verticalmente. Com o PS5, a Sony decidiu dar aos usuários a opção de montar o console na horizontal ou na vertical.
O console vem com um suporte que pode ser montado na placa inferior, ou na lateral do console, permitindo colocá-lo na vertical. No entanto, mantê-lo na vertical, pode não ser uma boa ideia, com base nas últimas informações.
Falha de design pode destruir seu PS5 se você deixá-lo na vertical
Apesar de dar aos usuários a escolha, parece que a Sony não considerou alguns elementos de hardware. Segundo análise recente de especialistas da área, parece que manter o PS5 na vertical pode destruí-lo.
Devido a um problema de design no sistema de resfriamento, você pode ter um PS5 irreparável depois de um certo tempo. Isso é um grande problema e o design do dispositivo parece ser o culpado.
Segundo informações do site Wololo (Via: Gizchina), o sistema de resfriamento do PS5 não foi feito para resistir à gravidade. Portanto, o líquido metálico que transfere o calor para o resfriador e o dissipador pode ficar desequilibrado.
Vários casos foram observados em todos os modelos do PS5. Manter o console na posição vertical resultou no movimento do metal líquido. Trouxe dano na vedação entre o APU e o Cooler.
Quando você mantém o console na horizontal, o líquido metálico permanecerá em sua posição de forma igual. Assim, manterá suas propriedades térmicas. Porém, na vertical, o PS5 tem grandes chances de sofrer grandes impactos. Pode danificar outros componentes e até danificar definitivamente o console.
O problema
De acordo com TheCod3r (Via: Gizchina), esse problema tem a ver com as escolhas de design da Sony. Manter o console na vertical também pode trazer ruídos excessivos dos giros intensos do cooler. Além disso, aumentará o aquecimento e o consumo de energia. Em alguns casos, o console pode ver sua vida diminuindo e, eventualmente, não funcionar mais.
A Sony ainda não deu uma declaração. Para relembrar, em outubro de 2020, o designer-chefe do PS5 disse que não havia nenhum problema em usar o PS5 vertical.
Ainda precisamos de algumas confirmações, mas, como aponta o Gizchina, é comum que as marcas neguem qualquer coisa até que se torne uma verdade inegável.