Profissionais estão indignados com a mudança nos termos e condições da Adobe

profissionais-estao-indignados-com-a-mudanca-nos-termos-e-condicoes-da-adobe

Uma mudança nos termos e condições da Adobe para aplicativos como o Photoshop tem indignado muitos usuários profissionais. A verdade é que esses profissionais estão preocupados com o fato de a empresa estar reivindicando o direito de acessar seu conteúdo, usá-lo livremente e até mesmo sublicencia-lo para terceiros.

Mudança nos termos e condições da Adobe

A Adobe está exigindo que os usuários concordem com os novos termos para continuar usando seus aplicativos Adobe, bloqueando-os até que o façam. De acordo com a empresa, seus novos termos “esclarecem que podemos acessar seu conteúdo por meio de métodos automatizados e manuais, como para revisão de conteúdo”.

Os termos dizem:

Exclusivamente para fins de operação ou melhoria dos Serviços e Software, você nos concede uma licença não exclusiva, mundial, sublicenciável e isenta de royalties, para usar, reproduzir, exibir publicamente, distribuir, modificar, criar trabalhos derivados baseados em, executar publicamente e traduza o conteúdo. Por exemplo, podemos sublicenciar nosso direito ao Conteúdo aos nossos provedores de serviços ou a outros usuários para permitir que os Serviços e o Software operem com terceiros, como permitir que você compartilhe fotos

O designer Wetterschneider (Via:9to5Mac), que conta com a DC Comics e a Nike entre seus clientes, foi um dos profissionais gráficos que se opôs aos termos. “Aqui está. Se você é um profissional, se está sob NDA com seus clientes, se é um criativo, um advogado, um médico ou qualquer pessoa que trabalhe com arquivos proprietários – é hora de cancelar a Adobe, excluir todos os aplicativos e programas. A Adobe não é confiável”, finalizou.

O diretor de cinema Duncan Jones foi igualmente direto em sua resposta, dizendo: “Ei @Photoshop, que diabos foi aquele novo acordo que você nos forçou a assinar esta manhã e que bloqueou nosso aplicativo até que concordemos com ele? Estamos trabalhando em um filme sangrento aqui, e NÃO, de repente você não tem direito a nenhum trabalho que estamos fazendo nele porque pagamos para você usar o Photoshop. Que porra é essa?!”

Muitos profissionais insatisfeitos

Os profissionais citados acima não são os únicos insatisfeitos. Mais pessoas estão reclamando desses novos termos na internet. Alguns especulam que os termos servem simplesmente para permitir que a Adobe crie miniaturas de arquivos armazenados em seu espaço de armazenamento em nuvem, enquanto outros sugerem que isso pode estar relacionado à verificação de CSAM, algo feito por quase todos os serviços em nuvem.

Se alguma dessas explicações inocentes se aplicar, entretanto, a Adobe falhou completamente em explicar o propósito dos termos e os usuários não ficarão satisfeitos, aponta o 9to5Mac.

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile