A equipe do Asahi Linux publicou seu relatório de status de novembro de 2022, destacando o progresso recente do código aberto no suporte a dispositivos Apple Silicon M1/M2 no Linux. Desta vez, o projeto Asahi Linux faz progresso em relação ao USB3.
Um bom progresso continua a ser feito no suporte total ao moderno SoC baseado em Arm da Apple e aos sistemas no Linux, graças à comunidade de código aberto e engenharia reversa.
Até agora, o Asahi Linux suportava apenas USB2 nas portas Thunderbolt. Embora os controladores de hardware USB 2/3 já sejam razoavelmente bem suportados pelo Linux, e os controladores de porta Type-C também sejam baseados em hardware parcialmente suportado existente, havia uma grande peça faltando: o driver PHY.
Projeto Asahi Linux faz progresso em USB3. Alguns dos marcos mais recentes do Asahi Linux neste longo esforço incluem:
- Graças ao trabalho do driver PHY, o modo USB3 para as portas Thunderbolt deve ser bastante sólido. Antes disso, o Asahi Linux operava as portas Thunderbolt apenas como USB2. Algumas falhas no suporte USB3 são esperadas.
- Os alto-falantes integrados do MacBook, MacBook Pro e MacBook Air permanecem desativados por padrão, mas estão sendo feitos progressos para habilitá-los com segurança.
- O suporte para fone de ouvido agora está funcionando em todo o espectro de dispositivos após a engenharia reversa do codec de fone de ouvido CS42L84.
- O suporte à luz de fundo do teclado agora está funcionando.
- Trabalho contínuo em torno do gerenciamento de energia.
- Melhorias contínuas no instalador Asahi Linux.
- Conforme relatado em artigos anteriores, o driver de kernel DRM escrito em Rust e o driver AGX Gallium3D Mesa continuam em desenvolvimento ativo para oferecer suporte aos gráficos Apple Silicon.
O relatório de status de novembro na íntegra pode ser lido em AsahiLinux.org.