O Proton 5.0-2 saiu com correções logo após o grande lançamento da semana passada, o Proton 5.0-1, que trouxe muitos recursos para o Wine 5.0 downstream. Eles estão cada vez mais focados em impulsionar o Steam Play da Valve para rodar jogos do Windows muito bem no Linux. Assim, o Proton 5.0-2 foi lançado ainda na semana passada para corrigir falhas do Steam Play. Esta não foi a única novidade. Neste domingo, foi anunciada a versão 5.2 do Wine.
Proton 5.0-2 lançado para corrigir falhas do Steam Play
Proton 5.0-1 foi o primeiro lançamento a passar do Wine 4.11 para o estável Wine 5.0, além de ativar o Direct3D 9 do DXVK por padrão, atualizações para o DXVK e FAudio e muitas outras alterações.
Então, o Proton 5.0-2 corrige um problema frequente de falha relacionado à reprodução de vídeo e áudio. Além disso, também corrige o jogo Planet Coaster corrige um problema gráfico do Subnautica.
O Proton 5.0-2 está disponível no GitHub enquanto também deve ser canalizado para os usuários do Steam Play em breve.
Wine 5.2 chega com melhor manipulação para o driver de vídeo nulo, suporte UTF-8
Alexandre Julliard anunciou hoje o Wine 5.2. Os destaques desta versão da camada de compatibilidade são os seguintes recursos:
- Tabelas de mapeamento de páginas de códigos mais compatíveis;
- Suporte para usar o driver de exibição nulo como um driver real;
- Melhor suporte UTF-8 nos Compiladores de Recursos e Mensagens;
- Correções para usar o ucrtbase como tempo de execução C.
Eles também notaram 22 erros que foram encontrados para serem resolvidos, alguns novos e outros corrigidos em versões anteriores do Wine. Como sempre, leva um tempo para que milhares de aplicativos e jogos sejam testados novamente. Examinando os logs, parece que os problemas foram corrigidos para a demo do The Sims 2, ARMA: Armed Assault, Lineage 2, Spintires: MudRunner, além de vários jogos sendo instalados via Steam no Wine.
Do mesmo modo, foi corrigido um problema ao não instalar o pré-requisito de tempo de execução do DirectX, além de outras correções de erros diversos.
Você pode ver o comunicado de lançamento aqui.
Com informações de Phoronix e Gaming on Linux