A Purism é uma empresa Linux focada na privacidade que desenvolve os famosos laptops e smartphones Librem. Ela acaba de lançar uma nova versão de seu PC Librem Mini Linux. A segunda geração do dispositivo vem depois de oito meses. Além disso, esses novos aparelhos possuem um processador Intel Core i7-10510U (Comet Lake) de 10ª geração, totalmente novo, com velocidades de clock de até 4,9 GHz, 4 núcleos e 8 threads e Intel UHD Graphics 620. Então, ele está muito mais rápido e eficiente.
Assim como o Librem Mini de primeira geração, a segunda geração está usando o mesmo fator de forma mini com as mesmas portas, bem como o mesmo firmware livre e sistema operacional PureOS Linux baseado em Debian que os laptops Librem da Purism. O melhor de tudo é que ele tem o mesmo preço do PC Librem Mini Linux da primeira geração.
“Embora o Mini v1 já fosse um desktop ou servidor doméstico capaz, atualizar a CPU torna o Librem Mini v2 ainda mais poderoso, oferecendo o mesmo firmware PureBoot ou coreboot e executando o mesmo PureOS que respeita a liberdade”, disse a Purism.
Purism lança PC Librem Mini Linux de segunda geração com uma CPU Intel Core de décima geração
O Librem Mini v2 apresenta até 64 GB DDR4 2400 MHz de RAM, até 4 TB 6 GB/s SATA III SSD ou HDD e armazenamento M.2 SSD (SATA III/NVMe x4), RJ45 Gigabit Ethernet LAN, HDMI 2.0 e DisplayPort 1.2 portas com reprodução de vídeo de até 4K 60fps, quatro portas USB 3.0, duas portas USB 2.0, uma porta USB Type-C 3.1.
O minicomputador também pode ser fornecido com placa sem fio Wi-Fi 802.11n opcional. Além disso, vem com suporte para redes de 2,4 GHz e 5,0 GHz e Bluetooth 4.0. Bem como um conector de áudio de 3,5 mm com entrada para microfone e saída para fone de ouvido. Você pode solicitar a segunda geração do Librem Mini Linux PC agora por $ 699 dólares no site oficial.
O preço de $ 699 USD é para a configuração básica. Tem 8 GB de RAM, 250 GB de armazenamento, garantia de 1 ano e sem wireless. Contudo, o preço pode chegar a US$ 2.944,00 com 64 GB de RAM, 4 TB de armazenamento, Wi-Fi e garantia de 3 anos. Meio salgado para nós, não é?