Categorias
Tecnologia

PyCharm e Android Studio apresentam suporte Wayland para Linux

Se você é um desenvolvedor que usa Linux ou WSL, terá uma surpresa. É que PyCharm e Android Studio apresentam suporte Wayland para Linux. A plataforma Jet Brains anunciou que IDEs baseados em IntelliJ finalmente oferecerão suporte ao protocolo de servidor de exibição Wayland . Se você não sabia, PyCharm e IntelliJ IDEA são alguns IDEs impressionantes baseados na plataforma IntelliJ, e o Android Studio também é um exemplo (construído pelo Google).

O protocolo Wayland está gradualmente se tornando o padrão para distribuições Linux para fornecer uma experiência mais rápida, segura e estável em comparação com o X11. E, se os ambientes de codificação que você usa suportarem, a experiência do usuário será aprimorada.

PyCharm e Android Studio apresentam suporte Wayland para Linux

Os usuários que utilizam um IDE como o IntelliJ IDEA para Linux podem finalmente se beneficiar do dimensionamento fracionário para personalizar o tamanho das fontes/ícones em uma tela de alta resolução.

Configurações de vários monitores e telas de alta resolução proporcionam uma experiência IDE aprimorada com suporte para Wayland.

Você não precisa mais se preocupar com textos borrados em seu IDE.

Não se limitando apenas à experiência nativa do Linux, mas também para usuários que dependem do Windows Subsystem para Linux ou, se você preferir chamá-lo, ‘Bash on Windows’. O suporte do Wayland garantirá que você obtenha uma integração WSL perfeita.

Além disso, você deverá ter os seguintes novos benefícios com o Wayland:

  • Janelas pop-up
  • Suporte HiDPI
  • Redimensionamento interativo de janelas

No geral, os IDEs baseados em IntelliJ devem ter mais capacidade de resposta, estabilidade e segurança com a introdução do suporte Wayland.

Construindo um kit de ferramentas Wayland

O suporte do Wayland em Java não é fácil, mas o IntelliJ tem uma solução. Jet Brains e a equipe de desktop Oracle criaram um kit de ferramentas Wayland baseado em OpenJDK 21 para conseguir isso.

Com o kit de ferramentas, você obtém algumas habilidades como:

  • Renderização baseada em software.
  • Decorações mínimas de janela.
  • Janelas pop-up, incluindo aquelas usadas para menus de nível superior.
  • Suporte para HiDPI e vários monitores, incluindo diferentes escalas por monitor.

Além disso, eles planejam adicionar suporte para arrastar e soltar na área de transferência, renderização acelerada baseada em Vulkan e alternar entre janelas usando um atalho. Você pode ficar de olho no progresso do kit de ferramentas Wayland no wiki do OpenJDK.

Não há um cronograma específico para esperar o suporte do Wayland. Mas é bom saber que é um esforço contínuo e que o IntelliJ, como plataforma, também se preocupa com seus usuários focados em Linux.

Você pode aprender mais sobre isso em seu anúncio oficial.

Fonte

Por Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.

Sair da versão mobile