Categorias
Tecnologia

Python é a linguagem de programação mais relevante

Pelo quinto ano consecutivo, o IEEE Spectrum  classificou as linguagens de programação mais relevantes do mundo. Novamente, o Python está no topo da lista. Isso já havia ocorrido no ano passado.

Os resultados não são muito diferentes daqueles mostrados pelo índice TIOBE no final de junho. O índice analisa as linguagens de programação mais populares a cada mês. Porém, de acordo com esses dados, é o Java que tem dominado por vários anos.

Linguagens de programação mais populares 2018 – IEEE Spectrum/Genbeta

Ambas as classificações usam várias métricas para medir a relevância da linguagem de programação. No entanto, o IEEE utiliza dados específicos para deduzir ainda mais os resultados do ranking.

C ++, C, Java e Python são as principais forças

Python é a linguagem de programação mais relevante
Classificação das linguagens de programação no ranking do IEEE versus as mais solicitadas pelos empregadores/Genbeta

O IEEE Spectrum nos mostra a classificação por meio de um aplicativo interativo. Assim, podemos ativar e desativar plataformas. Por exemplo, embora o Python domine em geral (principalmente na Web) o mesmo não ocorre em dispositivos móveis. Nestes, as linguagens dominantes são C ++, C e Java. O Python não está nem entre as 10 primeiras linguagens mais relevantes.

O aplicativo também oferece informações úteis, como as linguagens de programação que são tendências. Da mesma forma, classifica as mais procuradas pelos empregadores , ou as mais populares entre a comunidade de código aberto.

Em todos esses casos, é importante mencionar que C ++, C, Java e Python estão praticamente paradas desde as primeiras posições. Portanto, se você é um programador ou planeja trabalhar nesse campo, esse tipo de indicador pode ser útil para saber onde concentrar seus esforços.

Fonte

Por Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.

Sair da versão mobile