O Python conseguiu liderar a lista de principais linguagens de programação do IEEE pelo terceiro ano consecutivo em 2020. Os rankings do IEEE Spectrum foram divulgados e as três principais linguagens de programação para 2020 permanecem as mesmas de 2018 e 2019: Python, Java e C, respectivamente. Portanto, a linguagem de programação Python lidera em 2020
A lista anual foi feita combinando 11 métricas de fontes on-line que foram usadas para avaliar a popularidade de 55 linguagens. Inclui fontes como GitHub, StackOverflow, Pesquisa do Google, Trends, Twitter, Reddit etc.
Principais linguagens de programação em 2020 pelo IEEE
- Python
- Java
- C
- C++
- JavaScript
- R
- Arduino
- Go
- Swift
- Matlab
Portanto, essas foram as 10 linguagens de programação mais populares do IEEE. Por outro lado, do mesmo modo, se você quiser conferir a lista completa, pode consultar este link.
Por que o Python é o vencedor indiscutível?
Agora vamos falar sobre o motivo por trás do domínio incontestável do Python entre as linguagens de programação. De acordo com o IEEE, uma causa provável por trás do alto ranking do Python é a inflação de suas métricas devido ao aumento no seu uso como uma linguagem de ensino. Muitos estudantes de todo o mundo pedem e procuram respostas para as mesmas perguntas elementares repetidas vezes.
Essa tendência foi notada no passado nos anos 80, quando o BASIC era muito visível. Havia livros, revistas e até programas de TV divulgados que popularizavam a linguagem, mas um número menor de programadores profissionais a usava na realidade (o que é comparável ao Python). Quando a bolha do computador doméstico estourou, o BASIC também acabou (ou quase). No entanto, algumas linguagens de programação avançadas daquela época, como o Microsoft Visual Basic, ainda sobrevivem entre os programadores profissionais.
No entanto, podemos fazer dois contra-argumentos ao exposto: em primeiro lugar, os estudantes aos quais nos referimos também são usuários gerais! Portanto, se prestarmos atenção apenas ao que os codificadores profissionais fazem, estaríamos perdendo uma parte significativa de todo o quadro.
E a segunda é que, diferentemente do BASIC, o Python é usado com bastante frequência no espaço profissional e em domínios como o Machine Learning – devido à sua enorme coleção de bibliotecas especializadas de alta qualidade.
Python lidera as principais linguagens de programação 2020 do IEEE por três anos consecutivos. Covid-19 influencia números
Quase não há nada que não tenha sido impactado pela COVID-19 em 2020, incluindo as principais linguagens de programação do IEEE. Se dermos uma olhada apenas na métrica do Twitter, podemos ver que o COBOL está em sétimo lugar. Isso é simplesmente porque Cobol foi notícia em abril. Os sistemas de benefícios de desemprego nos estados dos EUA (que funcionam com COBOL) começaram a falhar, pois os trabalhadores foram demitidos devido a bloqueios.
Aparentemente, a maioria desses sistemas não foi atualizada desde que foram criados décadas atrás no COBOL. Isso levou a uma crise dos programadores COBOL e a uma procura para ajudar a sustentá-los. No entanto, com certeza atrapalhou significativamente as métricas.