O emulador e virtualizador de máquina de código aberto QEMU 7.0 acaba de sair como uma grande atualização para este poderoso back-end de virtualização usado por softwares populares como o GNOME Boxes para virtualização de máquinas. Assim, o novo QEMU 7.0 com suporte KVM traz melhorias para RISC-V, ARM e OpenRISC.
Com quase um ano de trabalho, o QEMU 7.0 está aqui com novos recursos importantes, como:
- suporte para registrar eventos de convidados por meio da interface ACPI ERST;
- suporte aprimorado a rótulos de segurança para o sistema de arquivos compartilhado virtiofs para máquinas virtuais;
- flexibilidade aprimorada para backups de velo, incluindo suporte para imagens não-qcow2;
- bem como suporte para Intel AMX na plataforma x86.
Para plataformas ARM, esta versão:
- adiciona suporte de placa ‘virt’ para virtio-mem-pci com a capacidade de especificar topologia de CPU convidada e habilitar PAuth ao usar KVM/hvf;
- suporte de placa ‘xlnx-versal-virt’ para PMC SLCR e emulação de o controlador de memória flash OSPI;
- bem como suporte para ‘xlnx-zynqmp’ para modelar o controle CRF e APU.
Para a plataforma RISC-V, o QEMU 7.0 apresenta:
- suporte KVM (Kernel-based Virtual Machine);
- suporte de máquina ‘spike’ para carregamento binário OpenSBI;
- o suporte para a extensão 1.0 Vector ratificada;
- suporte para Zve64f, Zve32f, Zfhmin, Zfh, zfinx , zdinx e zhinx{min};
- bem como suporte de máquina ‘virt’ para 32 núcleos e suporte AIA.
QEMU 7.0 com suporte KVM traz melhorias para RISC-V, ARM e OpenRISC
Para a plataforma OpenRISC, o programa adiciona suporte à placa ‘sim’ para até 4 núcleos para permitir o carregamento de imagens initrd externas e gerar automaticamente uma árvore de dispositivos para o kernel de inicialização. Além disso, para a plataforma HPPA, a nova versão QEMU adiciona suporte para até 16 vCPUs, melhora o driver gráfico para ambientes HP-UX VDE/CDE, permite que os usuários definam a ordem de inicialização SCSI e implementa vários outros novos recursos.
Por último, o suporte PowerPC foi aprimorado com suporte de emulação ‘pseries’ para executar convidados como um hipervisor KVM aninhado, suporte para o dispositivo spapr-nvdimm, melhorias de emulação ‘powernv’ para XIVE e PHB 3/4, bem como suporte para XIVE2 e PHB5.
Além disso, a plataforma s390x (IBM System z) recebeu suporte para a extensão z15 “Miscellaneous-Instruction-Extensions Facility 3”.
O QEMU 7.0 contém mais de 2.500 commits de 225 autores, então confira o changelog completo para mais detalhes. Enquanto isso, você pode baixar as fontes do QEMU 7.0 agora mesmo do site oficial, se quiser compilá-lo, ou esperar que o novo lançamento chegue aos repositórios de software estáveis ??de sua distribuição GNU/Linux favorita para atualizar.
Via 9to5Linux