QEMU 7.2-rc1 lançado com melhoria de desempenho

QEMU 9.1 vem com suporte AMD SEV-SNP e aceleração Intel IAA durante migrações de VM
Qemu Virtual

O QEMU 7.2 está se preparando para ser lançado em dezembro como o próximo lançamento de recurso para este emulador de processador amplamente usado pela pilha de virtualização do Linux. O QEMU 7.2-rc1 está disponível para teste com vários novos recursos e melhorias nesta versão. Portanto, o QEMU 7.2-rc1 foi lançado já com melhoria de desempenho.

O QEMU 7.2 deve sair em meados de dezembro, dependendo de quantos candidatos a lançamento semanais serão garantidos.

QEMU 7.2-rc1 lançado com melhoria de desempenho. Entre as mudanças que vêm com QEMU 7.2 estão:

  • QEMU para x86/x86_64 agora suporta CORE_THREAD_COUNT MSR. Também há suporte para passar uma semente aleatória para o kernel do Linux quando inicializado usando o argumento “-kernel”.
  • O Tiny Code Generator (TCG) tem melhorias de desempenho no modo de emulação de sistema completo, correções para sua implementação SSE e o TCG agora suporta instruções AVX, AVX2, F16C, FMA3 e VAES.
  • QEMU com 9pfs tem uma “grande melhoria geral de desempenho” de até 6 ~ 12x melhor desempenho. Essa aceleração massiva no código QEMU 9pfs vem do uso de uma GHashTable para a tabela FID. Com a alteração de Linus Heckemann, ” Esta alteração usa uma tabela de hash para isso, melhorando significativamente
    o desempenho do sistema de arquivos 9p. O tempo de execução do teste de instalador simples do NixOS, que copia ~122k arquivos totalizando ~1,8GiB de 9p, diminuiu em um fator de cerca de 10. “
  • O código RISC-V do QEMU agora suporta Zihintpause, suporte disas para instruções vetoriais, promovendo o zmmul de experimental, melhorias na especificação do depurador e outras melhorias no RISC-V.
  • QEMU para s390x agora oferece suporte a SHA-512 por meio de instruções KIMD/KLMD, emulação fixa de instruções LZRF e VISTR e implementação de outros recursos.
  • Melhorias de estabilidade para o código QEMU OpenRISC, bem como melhorias de desempenho.
  • O QEMU on Arm agora suporta a emulação de sincronização de tradução aprimorada, extensões de PMU v3.5, tamanho de grânulo de tradução de convidado, HAFDBS e E0PD. O tipo de CPU Arm Cortex-A35 agora também pode ser emulado.
  • Hosts MIPS de 32 bits big endian foram obsoletos.

Mais detalhes sobre todas as alterações previstas para o QEMU 7.2 por meio das notas de versão do trabalho em andamento no QEMU Wiki.