QEMU 9.0 tem suporte a multifilas verdadeiras para o driver de bloco VirtIO

QEMU 9.1 vem com suporte AMD SEV-SNP e aceleração Intel IAA durante migrações de VM
Qemu Virtual

O QEMU 9.0 tem suporte a multifilas verdadeiras para o driver de bloco VirtIO. QEMU 9.0 está fora esta noite como a versão de recurso mais recente para este componente proeminente para a pilha de virtualização Linux de código aberto.

Há muitas mudanças a serem encontradas com o lançamento atual do emulador de processador QEMU 9.0. Alguns dos destaques do QEMU 9.0 incluem: – O suporte acelerado ao LoongArch KVM é adicionado, bem como o manuseio de extensões do tipo LSX/LASX AVX.

QEMU 9.0 tem suporte a multifilas verdadeiras para o driver de bloco VirtIO

  • RISC-V vê suporte para a extensão Zacas, perfis RVA22 e outras novas extensões RISC-V.
  • O driver de bloco virtio-blk ganhou suporte “verdadeiro” a várias filas para que diferentes filas para um único disco possam ser processadas por diferentes threads de E/S. Essa verdadeira E/S multifila para virtio-blk permite uma melhor escalabilidade.
  • O subsistema de criptografia do QEMU agora permite usar a cifra SM4 e pode ser usado com o driver de bloco LUKS.
  • QEMU no KVM agora requer o kernel Linux 4.4+ com versões mais antigas do kernel não sendo mais suportadas.
QEMU 9.0 tem suporte a multifilas verdadeiras para o driver de bloco VirtIO

Recursos removidos e alterações incompatíveis

Consulte a página “Recursos removidos” para obter detalhes sobre a funcionalidade de substituição sugerida.

  • Executar o QEMU com o KVM requer Linux 4.4 ou mais recente. Uma versão futura do QEMU aumentará o requisito mínimo para hosts Arm para Linux 4.19 (também ao executar o KVM); Se isso for muito restritivo para o seu caso de uso, entre em contato conosco pelo qemu-devel@nongnu.org.
  • O comportamento da opção «-serial none» quando utilizada em conjunto com outras opções «-serial» foi corrigido. Anteriormente, quando ‘-serial none’ era seguido por ‘-serial something’, o ‘-serial none’ era efetivamente ignorado. Agora ele controla a existência da primeira porta serial, e a seguinte opção ‘-serial’ controla o comportamento da segunda porta serial; Isso o coloca em linha com como todos os outros casos de várias opções ‘seriais’ funcionam. Se você tiver uma linha de comando que estava acidentalmente confiando no comportamento antigo, você pode simplesmente excluir o ‘-serial none desnecessário’.

Novas opções e recursos preteridos

Consulte o capítulo “Recursos preteridos” do Guia do Usuário de Emulação do Sistema QEMU para obter mais detalhes sobre as depreciações e suas substituições sugeridas.

  • A arquitetura CRIS foi marcada como preterida
  • As placas de braço akita, borzoi, cheetah, connex, mainstone, n800, n810, spitz, terrier, tosa, verdex, z2 foram preteridas

Downloads e mais detalhes sobre o recém-lançado QEMU 9.0 podem ser encontrados via QEMU.org.

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile