Qt 5.14 chega à fase beta

Qt terá gerenciador de pacotes
qt tux

A Qt Company lançou o Qt 5.14 beta como a versão mais recente do kit de ferramentas Qt5 e sua última atualização real de recursos como o Qt 5.15 se concentrará mais em correções de bugs, à medida que o desenvolvimento está mudando para o Qt 6.0, que deve sair dentro de um ano. Portanto, o Qt 5.14 chega à fase beta.

Qt 5.14 chega à fase beta com muitas alterações

Qt 5.14 chega à fase beta

O Qt 5.14 é uma atualização empolgante com o renderizador de gráfico de cenário independente de API inicial para o Qt Quick que suporta Vulkan, Metal, Direct3D 11 e ainda fallbacks OpenGL. O suporte da Vulkan ao Qt continua amadurecendo.

O Qt 5.14 também continuou aprimorando o HiDPI;

  • vem com uma revisão do Qt 3D;
  • o Qt Multimedia agora suporta o GStreamer OpenGL;
  • o Qt WebEngine atualizado;
  • a introdução do Qt Quick Timeline;
  • e muitas outras alterações.

O lançamento do Qt 5.14.0 deve ocorrer no final de novembro, enquanto o candidato a lançamento sairá no início e meados de novembro. Mais detalhes sobre Qt 5.14 beta de hoje via Qt.io.

KDE + Qt 5.14 vai se comportar melhor com a perda de contexto em torno do driver da NVIDIA

Qt 5.14 chega à fase beta

Atualmente, ao reiniciar do systemd e suspender ou retornar à área de trabalho do KDE a partir de uma VT alternativa, é possível com o driver proprietário da NVIDIA ver a corrupção da tela ou o vazamento do conteúdo da tela anterior para áreas da tela de bloqueio ou área de trabalho. Agora, esse problema irritante está sendo melhor abordado no Qt 5.14.

Iniciado no Qt 5.13 e aprimorado no Qt 5.14, houve melhorias para lidar com uma perda de contexto OpenGL em torno do driver NVIDIA. Além disso, o Qt agora está fazendo uso de um sinal emitido pelo driver NVIDIA para quando a perda de contexto ocorre. Assim, ficou mais fácil recuperar normalmente da mudança de estado de perda de contexto.

Então, para mais detalhes sobre este trabalhoacompanhe a postagem no blog do desenvolvedor do KDE David Edmundson.

Fonte: Phoronix

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile