O desenvolvedor do KDE, David Edmundson, escreveu uma postagem interessante no blog analisando as melhorias de robustez que vêm com o Qt 6.6 por meio do suporte a transferências de compositores do QtWayland. Assim, o Qt 6.6 Wayland Compositor Handoffs parece promissor para uma experiência mais robusta.
Depois que tudo estiver resolvido, isso tornará os clientes Qt mais robustos e serão capazes de migrar perfeitamente entre compositores, como se o compositor Wayland em execução travasse ou um evento semelhante fosse acionado.
Para aplicativos Qt, pelo menos esse suporte de transferência de compositor QtWayland é uma bênção, embora seja mais um desafio lidar normalmente com aplicativos OpenGL/Vulkan quando um compositor trava. Além do trabalho do QtWayland no Qt 6.6, no lado do KDE eles só precisaram fazer uma mudança no compositor KWin para ter um processo auxiliar com esta integração inicial de transferência do compositor.
Qt 6.6 Wayland Compositor Handoffs parece promissor para uma experiência mais robusta
Edmundson forneceu este vídeo mostrando seu código inicial em ação:
Muitos mais detalhes para os interessados no blog de David.
VKD3D-Proton 2.10 lançado com mais melhorias de desempenho e soluções alternativas para jogos/drivers
Hans-Kristian Arntzen, da estelar equipe de gráficos Linux / Proton da Valve, lançou o VKD3D-Proton 2.10 como o mais novo lançamento de recurso para esta implementação de API Direct3D 12 construída sobre Vulkan que permite que jogos modernos do Windows sejam executados em Linux no Steam Play.
VKD3D-Proton 2.10 adiciona suporte para usar a extensão NV_memory_decompression da NVIDIA para implementar o suporte de compactação GDeflate acelerada por GPU do Microsoft DirectStorage. Há também uma implementação baseada em shader substituto que funciona para o driver Radeon RADV.
VKD3D-Proton 2.10 também suporta o uso de NV_device_generated_commands_compute para tornar a computação GPU mais eficiente com a extensão DGC. A atualização VKD3D-Proton 2.10 de hoje também tem suporte para Shader Model 6.7, suporte para várias novas extensões Vulkan, construção de estrutura de aceleração em lote e outros trabalhos de desempenho.
Tal como acontece com a maioria das versões do VKD3D-Proton, há também uma série de correções de bugs e soluções alternativas específicas para jogos. Entre as correções desta rodada estão os jogos Age of Wonders 4, Halo Infinite, Street Fighter 6, Unreal Engine 5 e muito mais.
O VKD3D-Proton agora usando construções de estrutura de aceleração em lote deve fornecer acelerações muito boas, pelo menos para rastreamento de raios RADV. As notas de lançamento mencionam que “melhora enormemente o desempenho de construção” pelo menos para o driver RADV. Anteriormente era esta proposta de fusão da Mesa para o RADV construir a estrutura de aceleração em lote no driver antes de ser decidido apenas construir a funcionalidade no próprio VKD3D-Proton.
Mais detalhes sobre as muitas mudanças que você pode encontrar no VKD3D-Proton 2.10 via GitHub. Presumivelmente, uma nova versão do Proton será lançada em breve no Steam por ter essas melhorias mais recentes no Steam Play, o que é bastante provável, dado que DXVK 2.3 e DXVK-NVAPI 0.6.4 também foram lançados nos últimos dias.