A Fundação Raspberry Pi ganhou um concorrente de peso na China (sempre ela). Há um novo rival que tem como alvo as mais recentes opções sofisticadas da Raspberry Pi Foundation, disponíveis na linha Raspberry Pi 4, que tem 4 GB de memória por US $ 55. Estamos falando do novo Orange Pi 4 que apresenta o popular processador Rockchip RK3399 e vem com 4GB de memória, colocando-o na mesma categoria top do Raspberry Pi 4 Modelo B. Porém, o Orange Pi 4 com 4 GB de RAM tme uma vantagem e custa US $ 49,90. Portanto, são US$ 5 a menos que o Raspberry Pi 4. Então, qual dos dois vale mais a pena? O Raspberry Pi 4 Modelo B 4GB por US $ 55 ou o novo 4GB Orange Pi por US $ 50?
Adicione 16 GB de armazenamento flash eMMF e o preço é de cerca de US $ 60, oferecendo aos desenvolvedores e construtores uma alternativa interessante ao SKU de 4 GB de alta qualidade do Raspberry Pi com um processador Broadcom.
A placa também está disponível como a variante Orange Pi 4B, que vem com uma unidade de processamento neural Gyrfalcon Technology Lightspeeur 2801S, capaz de 2,8 tops ou trilhões de operações por segundo, a 300mW.
Ambas as placas estão disponíveis na loja da Amazon, Shenzhen Xunlong Software, e no AliExpress.
O Shenzhen Xunlong Software destaca que o Orange PI pode ser usado para construir um computador, servidor, hub de jogos ou entretenimento ou alto-falante.
O processador Rockchip RK33399 é baseado em um design Arm.LITTLE de seis núcleos, que consiste em um Cortex-A72 de núcleo duplo ‘grande’ e um Cortex-A53 de núcleo quádruplo ‘pequeno’.
Qual vale mais a pena? Raspberry Pi 4 Modelo B 4GB por US $ 55 ou o novo 4GB Orange Pi por US $ 50?
O Orange Pi 4 também inclui uma GPU Mali-T864 que suporta OpenGL ES1.1/2.0/3.0/3.1, OpenVG1.1, OpenCL, DX11 e AFBC.
Ele suporta HDMI 2.0 para saída de vídeo em até 4K a 60Hz, e também há um conector LCD para exibição MIPI DSI e uma porta USB-CV com o modo DisplayPort Alternate.
Os desenvolvedores do Orange Pi dizem que ele suporta o Android 8.1, Ubuntu 16.04, Ubuntu 18.04 e Debian 9. O sistema operacional do Raspberry Pi é baseado no Debian 10 mais recente.
Em janeiro, a Shenzhen Xunlong Software lançou a placa de desenvolvimento baseada no Orange Pi 3 Allwinner H6, seguindo as placas Allwinner H6 anteriores da empresa, o Orange Pi Lite 2 e o Orange Pi One Plus.
Assim, fica muito de acordo com a necessidade optar pelo Raspberry Pi 4 ou pelo Orange Pi.