A Qualcomm é líder no mercado de celulares Android no momento, mas enfrenta uma forte concorrência no espaço geral dos smartphones e na computação, como a Apple, por exemplo. No entanto, agora a fabricante de chips adquiriu, por US $ 1,4 bilhão (quase sete bilhões e meio de reais), a empresa Nuvia.
A ideia da empresa, é que a aquisição da NUVIA ajude a consolidar sua liderança em tecnologia Snapdragon e continue a oferecer melhorias significativas no desempenho da CPU e eficiência de energia para a computação 5G de próxima geração.
A Nuvia
A Nuvia foi fundada em 2019 pelo ex-executivo da Apple, Gerard Williams III, junto com Manu Gulati e John Bruno. Williams foi o arquiteto-chefe por trás de várias CPUs e chipsets da Apple de 2010 a 2019.
Mais especificamente, o perfil de Williams no LinkedIn indica que ele estava por trás das CPUs Cyclone, Typhoon, Twister, Hurricane, Monsoon, Vortex, Lightning e Firestorm. Essas CPUs foram incluídos nos Apple A7, A8, A9, A10, A11, séries A12, A13 e A14 respectivamente. O perfil do fundador da Nuvia também indica que ele foi o arquiteto-chefe do hardware Mac da Apple. Além disso, o cofundador da Nuvia trabalhou na Arm de 1998 a 2010, trabalhando em tecnologia de CPU como os núcleos Arm Cortex-A8 e Cortex-A15.
Qualcomm adquire a Nuvia
Ao anunciar o acordo, a Qualcomm disse que a Nuvia tem experiência líder do setor em “processadores de alto desempenho, sistemas em um chip e gerenciamento de energia para dispositivos e aplicativos de computação intensiva”.
A empresa espera que as CPUs Nuvia sejam integradas ao portfólio de produtos da Qualcomm, sendo implementadas em smartphones, laptops de última geração, entre outros produtos. Em outras palavras, parece que podemos esperar que os futuros processadores para smartphones da Qualcomm troquem as CPUs Cortex da Arm em favor de soluções internas. Isso marcaria a primeira vez desde o Snapdragon 820 de 2016 que usou designs de CPU personalizados. No entanto, agora a empresa tem o designer-chefe da Apple trabalhando para ela.
CPUs Nuvia e a próxima geração de laptops
A Qualcomm revelou que as CPUs da Nuvia serão encontradas dentro dos laptops da próxima geração, sugerindo que os futuros laptops Windows on Arm ganharão um grande aumento de desempenho. E chegou bem na hora, já que a Apple faz sucesso com seus computadores Mac com M1.
A ideia da empresa, talvez seja, realmente, superar a Apple!