A Qualcomm continua dominando o mercado de chips e superou as expectativas ao anunciar os resultados do quarto trimestre do ano fiscal, ontem. A empresa registrou mais de US $ 9,3 bilhões (quase R$ 52 bi) em receita, com receita anual total de mais de US $ 33 bilhões (aprox. R$ 184,2 bi).
A meta era que a empresa atingisse a receita trimestral entre US $ 8,4 bilhões e US $ 9,2 bilhões, com analistas esperando pouco menos de US $ 8,9 para o trimestre. A Qualcomm superou as expectativas e ainda cresceu em relação ao trimestre anterior e 12% em relação ao mesmo período do ano passado.
“Estamos bem posicionados para continuar a liderar no setor móvel e permitir a transformação digital das indústrias com nosso amplo portfólio de tecnologias relevantes”, disse Cristiano Amon, CEO da Qualcomm, em comunicado.
O CEO disse ainda que resultados obtidos “em RF front-end, automotivo e IoT atestam o sucesso de nosso roadmap de tecnologia e estratégia de diversificação de receita.”
Desafios enfrentados pela Qualcomm no mercado de chips
Além da escassez global de semicondutores, a Qualcomm também se vê desafiada por mais concorrência, principalmente da Samsung e do Google. Além disso, rumores apontam que a Samsung está se preparando para aumentar o uso de seus próprios chips Exynos em seus telefones em 2022, enquanto o Google está apostando em seu chio Tensor com o Pixel 6.
Além disso, com o Wear OS, a Samsung está usando seu próprio chip para alimentar o Galaxy Watch 4, um smartwatch amplamente popular e o único dispositivo que executa a versão mais recente do Wear OS 3. Embora os dispositivos que usam chips Qualcomm devam ser atualizados em 2022, ele notavelmente coloca a Samsung à frente da Qualcomm em termos de suporte.
No entanto, a Qualcomm não parece estar preocupada. Embora o trimestre atual seja historicamente forte, o CFO Akash Palkhiwala da Qualcomm espera que o crescimento entre seus negócios de QTC e QTL (licenciamento) continue até o segundo trimestre fiscal, que é quando os primeiros aparelhos equipados com seu suposto Snapdragon 898 devem ser lançados.
Segundo a empresa, um dos principais fatores é que ainda existem restrições de fornecimento e ela precisa tomar certas decisões, dado o forte mercado de aparelhos no trimestre, para alocar o fornecimento de maneira um pouco diferente com base na lucratividade.
“Mas, realmente, quando você pensa sobre a demanda do cliente continua a ser muito forte, estamos confiantes de que quando você olha para o segundo trimestre fiscal ou olha o 21 fiscal indo para o 22 fiscal. Ambos os negócios crescerão em muito moda forte”. Além disso, a Qualcomm projeta até 550 milhões de smartphones 5G para lançamento em 2022.
Via: AndroidCentral