Qualcomm lança chipset de 4 nm Snapdragon 7s Gen 2

qualcomm-lanca-chipset-de-4-nm-snapdragon-7s-gen-2

A Qualcomm conta com excelentes chipsets, que alimentam muitos smartphones Android, por exemplo. A empresa produz chips do segmento Premium, que está presente em dispositivos carros-chefe, mas também traz ao mercado chips de gama média, para alimentar dispositivos mais acessíveis. Agora, por exemplo, a Qualcomm lançou o Snapdragon 7s Gen 2, um chipset construído com base na tecnologia de processo de 4 nm, que pretende ser uma solução para fabricantes de telefones que desejam uma plataforma capaz que caiba em um orçamento muito menor do que os chips Gen 8.

Qualcomm Snapdragon 7s Gen 2

A CPU do 7s é menos poderosa do que qualquer outro chip da série Snapdragon 7, o ISP também não é tão impressionante, indicando um posicionamento geral ligeiramente inferior. Alguns rumores sugeriam que o Snapdragon 7s Gen 2 poderia chegar com a série Redmi Note 13, com lançamento previsto para este mês. A verdade é que este é um chip para dispositivos mais acessíveis. Então, não espere tanto assim dele.

qualcomm-lanca-chipset-de-4-nm-snapdragon-7s-gen-2

O nome desse novo chipset da Qualcomm pode parecer confuso, porque não havia um 7s de primeira geração ou um Snapdragon 7 de segunda geração. Além disso, não sabemos o que “s” significa, mas é claramente um marcador para especificações reduzidas. A CPU possui quatro núcleos de 2,4 GHz para desempenho e os outros quatro de 1,95 GHz para eficiência.

Mais especificações

A GPU Adreno não é especificada, mas está listada para suportar resolução FHD+ a 144 Hz. A plataforma de conectividade FastConnect 6700 está um passo atrás em relação ao 6900 no Snapdragon 7+ Gen 2 e, com ela, a velocidade DL máxima é de apenas 2,9 Gbps, enquanto o Bluetooth compatível é limitado a 5,2, que ainda suporta áudio de baixo consumo de energia.

O Spectra ISP suporta um smartphone com uma única câmera de até 200 MP e captura de vídeo 4K a 30 fps. A memória é LPDRR5 a 3200 MHz, enquanto outros recursos incluem USB-C 3.1 e Quick Charge 4+.

A Qualcomm não divulgou oficialmente um prazo em que veremos dispositivos com o novo chipset. No entanto, os algum dispositivo deve ser lançado nas próximas semanas. Vale apenas lembrar que, esse, certamente, será um dispositivo de gama média.

A Qualcomm tem muitos chips disponíveis no mercado, separando sempre o que se destina a dispositivos carros-chefe e aparelhos mais acessíveis. Em breve, a empresa trará os chips mais poderosos que, certamente, estarão alimentando os smartphones de empresas como Xiaomi, que se adianta e traz um carro-chefe em dezembro.

Via: GSMArena