Qualcomm Snapdragon X Elite deve receber suporte para Linux

qualcomm-snapdragon-x-elite-deve-receber-suporte-para-linux

A Qualcomm prometeu suporte nativo ao Linux para seu mais recente chip para notebook, Snapdragon X Elite. Bom, isso será garantido graças a uma colaboração com Lenovo, Arm e Linaro no projeto GitHub AArch64 Laptops.

Qualcomm Snapdragon X Elite e o suporte para Linux

A Qualcomm sempre tentou lançar um conjunto de patches para suporte do kernel Linux para seus chips o mais rápido possível, relata o fabricante em seu blog. Para o próximo Snapdragon X Elite, isso acontecerá um dia após o anúncio em outubro de 2023. O Snapdragon A GPU Qualcomm Adreno oferece até 4,6 TFLOPs e a Unidade de Processamento Neural (NPU) oferece 45 TOPs para cargas de trabalho de IA.

De acordo com a empresa, a pilha de inicialização do Snapdragon X Elite suporta inicialização padrão baseada em UEFI. O Linux inicializa usando árvores de dispositivos, e todos os carregadores de inicialização padrão, incluindo Grub e inicialização do system-d, devem funcionar imediatamente, diz a Qualcomm. O próprio fabricante usa o Grub para inicializar no Debian e para inicialização dupla do Windows e do Debian.

O desempenho do seu laptop renasce com a plataforma Snapdragon X Elite. Construído para IA, o Snapdragon X Elite é o processador mais poderoso, inteligente e eficiente já criado para Windows em sua classe. Com capacidade de resposta de ponta, navegue em cargas de trabalho multitarefa exigentes em termos de produtividade, criatividade, entretenimento envolvente e muito mais.

O Snapdragon X Elite gera desempenho e eficiência revolucionários. Com uma arquitetura System-on-a-Chip de 4 nm, a melhor CPU Qualcomm Oryo de 12 núcleos da categoria otimiza cargas de trabalho exigentes e possui Dual-Core Boost para uma capacidade de resposta incrivelmente rápida. A GPU Qualcomm Adreno integrada premium oferece gráficos impressionantes para entretenimento envolvente. O Snapdragon X Elite oferece suporte a esse desempenho superalimentado com baixo consumo de energia para autonomia de vários dias com uma única carga.

Instalação e imagem de disco experimental

A Qualcomm lançou uma imagem de disco experimental para um instalador Debian que a empresa usa internamente para nossos Compute Reference Devices (CRDs). As instruções incluem a criação de pequenas partições próximas à partição do Windows e a instalação da imagem.

O programa de instalação atualmente funciona apenas no dispositivo de referência. A Qualcomm disse que agora deseja trabalhar com OEMs e fornecedores de distribuição para criar instaladores semelhantes e fáceis de usar para dispositivos disponíveis comercialmente com o Snapdragon X Elite.

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile