O Radicle é um projeto de código aberto que visa facilitar a colaboração de código descentralizada. Em outras palavras, é uma alternativa P2P ao GitHub.
A maioria dos projetos de código aberto geralmente são hospedados no GitHub ou no GitLab. Mesmo que você obtenha benefícios e recursos de tais plataformas, também existem desvantagens.
Por exemplo, o projeto youtube-dl foi retirado do ar pela Microsoft para atender a uma solicitação DMCA. Com uma abordagem centralizada, você não tem muito controle e privacidade.
Radicle: um projeto que visa facilitar a colaboração de código descentralizada
O Radicle é um projeto de código aberto que visa fornecer um aplicativo descentralizado para colaboração de código. Você pode se conectar ponto a ponto se precisar compartilhar o projeto e trabalhar com outra pessoa.
Ainda é algo em beta, mas definitivamente vale a pena dar uma olhada. Recursos importantes que você obtém com o Radicle:
- Recurso para seguir um projeto de um colega específico;
- Compartilhe seu projeto usando um ID exclusivo;
- Não depende de servidores centrais;
- Sem censura;
- Uma rede interconectada com peers;
- Capacidade de trabalhar offline;
- Problemas e patches locais;
- Construído no Git para torná-lo fácil e confortável para a maioria dos desenvolvedores.
Ele fornece um .AppImage para distribuições Linux. Portanto, você pode usá-lo facilmente em seu sistema Linux.
Se você está familiarizado com o sistema de controle de versão Git, usá-lo deve ser muito fácil. É fácil gerenciar, copiar o ID exclusivo para compartilhar projetos e você pode explorar mais ao tentar usá-lo em seus projetos.
Aconselho você a examinar a documentação junto com a página GitHub antes de testá-lo para um projeto importante. Em caso de dúvidas, entre no grupo do Sempre Update no Telegram.
It’s FOSS